Home » Coisas dela, Surpresa

As palavras que identificam determinados sentimentos

3 outubro 2013 Comente!       Postado por Carol R

Tem coisa mais gostosa do que deitar no colo do namorado e ganhar um cafuné? Aquele chamego gostoso da pessoa gentilmente passar os dedos no seu cabelo, acariciando? Acho que não, né?

Cafuné

Coitada das pessoas de outras partes do mundo já que no vocabulário deles não tem nada parecido com isso. Cafuné existe só na língua portuguesa, assim como saudade, também só aqui a gente consegue expressar este sentimento de sentir falta de alguém que está longe em uma única palavra. Mas, assim como o nosso vocabulário, outras línguas também tem algumas palavras que são únicas pra expressar um determinado momento ou sentimento de um relacionamento.

 

Mamihlapinatapei (Yagan, um dialeto indígena da Terra do Fogo): Esta palavra tem um significado dividido por duas pessoas que desejam iniciar alguma coisa, mas ambos estão relutantes em começar. Sim, esta é uma palavra que expressa aquele momento emocionante e assustador da relação. É um delicioso momento que precede a sedução eminente. Nenhum de vocês tem coragem o suficiente para fazer alguma coisa e tomar alguma atitude ainda. Ninguém foi beijado, suas mãos ainda não se encostaram mas vocês dois estão convencidos de que isso acontecerá em breve.

 

Yuanfen (Chinês): Um relacionamento unido pelo destino. Esta é uma concepção complexa, desenhada nos princípios e predeterminada pela cultura Chinesa, e que dita os relacionamentos, encontros e afinidades de amigos e amantes. O “yuanfen” é mais usado como uma “junção obrigatória“, que seriam duas pessoas juntas em um relacionamento. Mesmo quando os amantes estão fadados a se encontrar, talvez não fiquem juntos.

 

Retrouvailles (Francês): A felicidade de reencontrar alguém depois de muito tempo. Este é um conceito básico e familiar no crescente número de relacionamentos que se veem apenas esporadicamente. É surpreendente que não exista nenhuma palavra equivalente no nosso vocabulário. É muito propícia pra vida moderna.

 

La Douleur Exquise (Francês): Aquela dor no peito, de querer alguém que você não pode ter. “Amor não correspondido” descreve um estado de relação e não um estado da mente. Amor não correspondido engloba o amante que não corresponde e a pessoa desejada. “La douleur exquise” fica no sofrimento emocional, especificamente, de ser o único cujo amor é amor é ignorado.

 

Koi No Yokan (Japonês): A sensação, depois de conhecer uma pessoa pela primeira vez, de que os dois irão se apaixonar. Isso é diferente de “amor à primeira vista”, já que este implica que você pode ter um sentimento iminente ao ver uma pessoa. O termo captura o amor inevitável no futuro, ao invés de a atração instantânea.

 

Ya’aburnee (Árabe): “Você vai me enterrar.” É a declaração de alguém que espera morrer antes que uma determinada pessoa, devido à dificuldade de viver sem ela. É um meio termo entre mórbido e adorável. “Como eu poderia viver sem você?” levado ao pé da letra.

 

Forelsket: (Norueguês): A euforia de vivenciar quando você está apaixonado pela primeira vez. Este é um ótimo termo para um estado de felicidade tão abençoado, quando todos os seus sentidos são aguçados para tudo o que é amável e a sensação de alfinetadas de emoção com esta novidade.

Related Posts with Thumbnails
Comente!      Postado por Carol R
­
­

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>