Home » Presentes

Chá de Cozinha, WTF?

4 janeiro 2011 12 Comentários       Postado por Rose Carreiro

Ainda me lembro de algumas ocasiões do tempo em que eu era uma fedelha magrela e todas as noivas conhecidas de minha família mandavam aqueles convites com um bule (não sabe o que é um bule porque só tem cafeteira em casa, neah?!) desenhado, chamando as amigas e parentas para o tal Chá de Panela, ou Chá de Cozinha. Era uma reunião pra dar pra noiva acessórios de casa, e também pra sacanear a futura esposa. A anfitriã era rabiscada, descabelada, despida e, algumas vezes, tinha que pagar algum mico do tipo lamber uma réplica de genital esculpida em madeira ou em chocolate, com direito a leite condensado.  No convite, além de um desentupidor de pia ou tupperware, tinha também o pedido de um belisquete pra reunião, como salgadinhos ou cerveja.

Chá de Cozinha
Aqueles velhos e bons tempos que não voltam mais… não?

Foi-se o tempo do Chá de Cozinha. Hoje eu só ouço falar do tal Chá Bar. Ninguém mais precisa levar um prato de coxinhas, nem a noiva precisa pedir bala no sinal com faixas confeccionadas em papel higiênico. Chá Bar hoje é um evento, nada de convite vendido em lojinha de artigos para festas, é tudo personalizado. Esses dias, vi um convite que era uma caixinha com um chocolate dentro, com um dizer tipo “Anti TPM” ou algo que o valha, nada parecido com aquele cartãozinho colorido com motivos domésticos. 

Se antes a reuniãozinha era feita na casa dos pais da noiva, hoje em dia reserva-se um lugar, contrata-se serviço de Buffet, e não se pede prendedores de roupas na listinha de presentes. O casal ainda pode aproveitar e fazer sua “despedida de solteiros” juntos, afinal, é pra isso que serve também o Chá Bar. Nada de levar o noivo pra uma festinha com mulheres, o noivo vai junto pro Chá e os amigos também. Festinha em puteiro é coisa do passado, o in é comemorar com os amigos e a futura senhora num ambiente cool.
Ouvi de uma colega de trabalho que, ao invés de um Chá de Cozinha, ela pretende fazer um Chá de Lingerie. Nada de escorredor de massas, o presente deve ser uma calcinha fio dental. E assim o Chá vai evoluindo…

Eu faria um Chá Churrascaria, todos iriam prum rodízio maneiro e me levariam garfos, espetos, grades para grill e copinhos legais pros drinks. Mas do jeito que meu enxoval anda furado, vou ter de fazer um Chá Casas Bahia e pedir uns eletrodomésticos. Na porta vai ter palhaços fazendo algodão doce e distribuindo balões de gás em motivos eróticos, e uma bandinha pode tocar a marchinha nupcial.

Coisa dos tempos da nossa mãe ou mega evento, o Chá não deixa de ser uma despedida de solteiro e uma reunião de tupperware, ainda que num você possa ganhar panos de prato com motivos religiosos, e no outro, suportes de guardanapo prateados. Mas ainda acho o Chá Casas Bahia mais interessante…

Related Posts with Thumbnails
12 Comentários      Postado por Rose Carreiro
­
­

12 Comentários »

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Eu particularmente não gosto muito do Chá. Acho festas para pedir presentes o fim da picada. Tem noiva que não tem noção: acha que todo mundo tem que dar presente de chá, de casamento, cota de lua-de-mel… Acho feio.

    A reunião vale sim, mas desde que o intuito para ela não seja presente.

    Eu não pretendo fazer nem chá de cozinha nem chá bar! Já avisei todo mundo pra nem pensar nisso. Acho brega. Eu não entendo nada de cozinha e quem dá essas cartas lá em casa é o noivo. E ele quer comprar tudo do gosto dele…sem essa de ganhar colher de pau da amiga da sogra! hahahaha

    Talvez fizesse um chá de lingerie com as minhas amigas (mas sem presente!!). Só com aulas de pole dance, massagem erótica, consultoria de lingerie! hahahaha Mas sempre pela bagunça e reunião. E só.

    Não que isso me faça gostar da ideia. Não gosto. Se eu conseguir enrolar todo mundo, vou é não fazer nada.

    Despedida de solteiro? Meu noivo sai beber com os amigos dele e eu saio de balada com as minhas amigas. Nada que não aconteça eventualmente.

    É a comemoração, a união, a socialização. Casamento é um marco. Mas não façamos de qualquer coisinha chance para pedir presente…

  • Joice Viana disse:

    Rosie, que bom vê-la de volta. Eu não fiz nada disso, quando mudei pra SP pra morar com o bofe, ganhei eletrodomésticos da mãe e outro utensílios e roupa de cama, mesa e banho, só pra não começar zerada. Mas mesmo não tendo feito nada, ganhei de um tio entrão (adivinha?) panos de copa com motivos religiosos =/

  • Nina disse:

    O dia que que for casar (SE isso for acontecer né?rs) eu vou querer sim fazer chá-de-panela, por vários motivos.
    1. Casamento é algo muito caro, morar sozinho não é fácil, e se vc, seu noivo e ambas as famílias ainda forem comprar TUDO, ninguém aguenta. Por isso acho legal fazer chá-de-panela, receber presentes para a casa. É algo super útil, e eu realmente acho que não poderia faltar. Discordo de vc, Thaise, tem muita noiva que exagera mesmo, mas eu acho super valido fazer uma lista de presentes de preços variados, e cá entre nós… A menina vai casar, e as amigas podem ser um pouco menos mãos de vaca e desembolsar R$50,00 num presente pra ajuda-la!

    2. A festa não é igual pra todo mundo, é só usar a criatividade. Além do mais, nada impede que a noive faça uma festa super legal, e as amigas levem alguns presentes.

    3. E se é brega, então eu sou a mais de todas, porque já tenho até minhas lojas favoritas dos presentes.. hahahaha.

    adorei o post :*

  • Diego Fávero disse:

    gostei do Chá de Lingerie. Todas as convidadas comparecem só de lingerie! hahaha eu nunca fiz e nem vou fazer chá de cozinha. Agora, chá de bebê, acho legal!

    Bem-vinda, de volta à casa, Rose =))

  • Natália disse:

    Eu não gosto muito das festas que tem rabiscar a noiva e brincadeiras do tipo… acho muito sem graça, uma reuniãozinha com as amigas para mim é bem mais legal, mas quanto a finalidade do chá de cozinha, é bacana sim porque você ganha várias coisinhas úteis (nem sempre rsrs) que não são caras prá ninguém.
    Gostei da idéia do chá de Casas Bahia, eu teria que fazer uma Chá de imobiliária, onde as pessoas ao invés de presentes dessem um dinheirinho prá eu dar entrada em um ap. hauhauahuahauha
    E dureza… rsrs
    Bjos

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Sei lá. Sou bem radical. Acho que se não tem $ para comprar panela, não case. Se as pessoas querem dar, ótimo. Mas pedir é too much…

    E dá para pagar tudo sim…basta fazer planejamento e começar beeeeem antes. Casamento, casa e lua-de-mel está saindo do meu bolso e do meu noivo e só. Nem família queremos colocar no meio…

    E já avisei meus padrinhos que estou convidando porque GOSTO deles e quero que eles estejam lá. Não pelo presente. Que nem precisa dar.

    Eu durmo anos num colchão no chão sem problemas, mas pedir a cama para alguém é muito feio….

  • Rose Carreiro (author) disse:

    @Thaise, eu acho que é uma questão de tradição, não sei…as pessoas fazem por fazer, pelo evento, pela brincadeira. Mas já cansei gente escolhendo padrinho pela possibilidade de ganhar uma geladeira…

  • Cristina disse:

    Nossa concordo Totalmente com a Thaise, se não tem grana para comprar panela FICA SOZINHA!!! Estou casando dia 31 de março, tenho madrinhas 400 convidados, igreja, buffet, lembrancinhas, e minha casa ja esta montada pois moro a 3 anos juntos.
    Todos ja tem gastos como cabelereiro, roupa, presente do casamento, ainda mais esses??????
    Melhor não casar pedindo as coisas para os outros.

  • Larissa disse:

    Vou casar em maio deste ano e também não pretendo fazer nem chá bar ou qualquer outro tipo de festa que tenha como objetivo ganhar presente. Também acho o fim querer montar casa com a ajuda dos amigos ou paretens, afinal de contas as pessoas não pedem para ser convidadas e o presente do casamento já é mais do que suficiente. Daí vem algumas pessoas e falam que o objetivo não é o presente mas sim a brincadeira ou diversão, porém se esquecem que qualquer festinha hoje em dia custa caro e pra um casal que possui uma renda planejada qualquer real faz a diferença. Além disso não sou muito fã de organizar festas, acho muito cansativo e estressante

  • Patricia disse:

    Nina concordo com você! E quero chá de langerie pra zuar horroress com as amigas!! ;)

  • Fernanda disse:

    O presente é um detalhe, só para seguir a tradição minha gente, para com este pensamento de que o chá é único e exclusivamente para ganhar presente.
    O chá é um momento com as amigas, primas, tias, mãe, visinha, aquelas todas que te viu crescer e quer sim tirar um sarrinho da sua cara, elas não acreditam que você vai virar uma senhora!!! Falo isso porque no meu caso é assim, elas fazem questão e eu vou fazer. Não gosto das brincadeiras (realmente é brega) por isso com certeza vou dar uma personalizada para deixar a minha cara. Também é possível fazer uma decoração linda (utilizando utensílios de cozinha, alimentos da dispensa rs), oferecer uns aperitivos, bebidas, docinhos que devem ser providenciados pela noiva claro! Enquanto isso, deixa o noivo tomar uma cervejinha com os amigos, vocês terão muitos anos pela frente para fazer tudo juntinho (confesso que não é fácil porque faço tudo com o meu noivo, mas vou tentar desapegar).

    É muito importante o envolvimentos das amigas e família, fazer tudo sozinha e colocar o que você quer ganhar daquela pessoa especifica, fico meio chato mesmo, mas se tem pessoal organizando com você é tudo bem mais legal e menos “constrangedor” se podemos dizer assim.

    **Tem algo mais brega do que ter que lavar, passar, arrumar a casa… ahahah curta a vida mulheres!!!!
    Um grande beijo!

  • jéssica disse:

    hahaha! Como as pessoas são radicais, né!?
    Sempre adorei chás de panela pela tradição e não acho exploração! Não vou fazer o chá de panela, pq acho o chá de lingerie mais divertido (não por causa dos presentes, pq desde já, já compro minhas lingeries sozinha, obrigada…rs), mas é super engraçado vc comprar aqueeeeeele presente pra noiva e ela abrir na frente de todas as amigas e rolar a maior zoeira!
    Claro que uma reunião dessas é só com as amigas e parentes mais íntimas, nada de amigas da sogra ou da mãe! E é claro que eu farei uma festa com tudo do meu bolso, além do casamento que já está me saindo super caro, minhas amigas terão quatro dias de festa e comida boa (casarei em um feriado e na minha família é assim, a festa começa antes com a chegada dos amigos e parentes de fora e só termina no dia seguinte), então acho que elas não vão morrer de fome se forem me dar uma calcinha fio dental e um baralho do kama sutra (por exemplo)! Gente, o povo tem umas ideias muito doidas, parece que as noivas fazem isso para se aproveitar, que tem que dar o presente mais caro da festa, não é assim! Compra só um utensiliozinho daqueles de sexy shop que vc acha a partir de 5 reais e a noiva já vai se sentir muito feliz só com a sua presença e com a farra que irão fazer juntas, é uma despedida de solteira maravilhosa, pode ter professoras de dança do ventre, de strip tease, de pole dancing… Organizei uma para minha prima ontem (com o dinheiro dela, é claro) e foi ótima! Todas adoraram e ninguém achou ruim comprar uma coisa para apimentar a vida da nova casada da turma… Foi tudo feito com o maior capricho e minha prima gastou a maior grana, e não ganhou nenhum presente caríssimo das amigas e ficou muito feliz com todos, o que vale é a diversão. Agora, quando uma pessoa faz até um jantarzinho em casa, acho super educado levar um vinho, umas flores, algo assim, para agradecer o convite e o trabalho que a pessoa teve para te agradar, quando alguém faz aquela festança de aniversário, vc leva presente, e nunca vi ninguém dizer que isso é brega! O que não gosto são de brincadeiras como riscar a noiva, zoar com ela e tal, tem que ser brincadeiras em que todo mundo participe e ninguém se sinta ofendida, principalmente, a noiva!

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>