Home » Relacionamento

Como resolver as brigas com o namorado(a)

13 dezembro 2010 19 Comentários       Postado por Cadu

Muito cedo na vida eu descobri que tinha um estranho dom, infelizmente diferente dos meus delirantes devaneios eu não tinha superpoderes, mas as pessoas confiavam em mim, amigos e até mesmo recém conhecidos me contam seus problemas como se eu fosse a pessoa mais próxima da vida delas, mesmo eu não sendo, e ainda hoje é assim.

Em uma grande parte dessas conversas o tema são relacionamentos. Com isso acumulei algum conhecimento que vou tentar resumir nesse artigo que poderia se chamar “Pequeno manual de resolução de DR”.

Quando seu companheiro(a) faz uma bobagem, ou algo que te magoa de alguma forma algumas regras podem ajudar a superar a fase ruim:

1) Deixe clara sua insatisfação: esse (ainda) não é o momento de você desabafar, você deve na verdade passar uma mensagem, diga com todas as palavras como você está se sentindo, não explique ainda o por que você se sente assim, apenas como você se sente. Com isso ele(a) vai compreender que você precisa falar sobre isso e algo está errado, se ele(a) realmente se importa com você vai parar para te dar atenção. Um destaque para as mulheres, nós homens quando perguntamos se está tudo bem, e você respondem “claro” nós vamos acreditar e não vamos mais tocar no assunto, não importa o quanto vocês estejam com a cara fechada, então por favor digam qual o problema!

2) Fale: fale tudo, fale como se sente, fale por que se sente assim, fale como você acha que ele(a) devia ter agido, falei sobre o por que você acha que devia ter sido assim ou de outro jeito. Esse é um ponto de desabafo, mas algumas coisas devem ser evitadas. Não toque em assuntos do passado, é um momento de desabafo, mas se você tem assuntos não resolvidos soma-lo a uma sopa de sentimentos ruins só vai piorar as coisas, não faça comparações dele(a) com outra pessoa, ninguém gosta de receber uma bronca acrescente a isso ser comparado com outra pessoa e pronto, está feita a receita para uma briga feia. Também não tente convencê-lo(a) de que você está certa ou fazê-lo(a) concordar com seu ponto de vista, ainda o momento é apenas para por para fora as tensões. Se você quer ouvir que está certo(a) o momento não é esse, resolver o problema é mais importante que estar certo.

3) Escute: escute o que ele tem a falar, novamente não é uma questão de quem está certo ou não, ouça, argumente, corrija aquilo que você não concorda, mas lembre-se que é a hora de ouvir, então ouça. Perguntas simples e curtas ajudam a pessoa a soltar a língua quando ela está presa pelo sentimento de culpa, vergonha, ou tristeza por magoar quem se gosta.

4) O porquê: Por que você fez isso? É uma pergunta comum quando o companheiro(a) magoa-nos, queremos uma resposta, queremos entender, é absolutamente normal mas na maioria das vezes não leva a lugar algum. Em vez de simplesmente perguntar sugira motivos, mesmo que sejam bobos, sugerir um motivo pode fazê-lo(a) começar a falar, e em uma conversa franca encontrar o verdadeiro motivo. Note que esse ponto pode ser que os ânimos ainda estejam muito exaltados, nesse caso volte para o item número dois e recomece de lá. Lembre-se também que às vezes um motivo simplesmente não existe, ou simplesmente é a resposta mais simples: as pessoas erram. O importante de encontrar uma causa ou razão é para trabalharmos no próximo item.

5) Solução: O que está feito está feito, em um relacionamento o mais importante é trabalhar para que os problemas não se repitam, não existe um casal livre de brigas ou dificuldades, um relacionamento deve fazer com que seus membros sejam pessoas melhores e evoluam dentro deles, e isso é impossível sem dificuldades, é triste, mas o ser humano só cresce de verdade na adversidade. Quando passamos da parte do diagnostico (item anterior) precisamos combinar o tratamento, se o problema é pouco tempo junto agendem um dia da semana para se dedicarem um ao outro, se o problema é um habito que irrita o outro criem uma maneira de alertar o outro para não fazê-lo. No entanto se o mesmo problema se repete com frequência provavelmente uma das partes está com problemas e o relacionamento precisa ser reavaliado.

A comunicação é um ponto vital no relacionamento, sem ele não existe solução para o mais simples problema e qualquer “DR” básica vira uma guerra.

Quando surge uma briga entre um casal geralmente o motivo é o desacordo sobre um assunto ou por que um deles fez besteira, é comum quando estamos feridos queremos ferir também ou expor nossa dor para gerar culpa, isso também não leva a lugar nenhum. Na hora de resolver uma briga o melhor que você pode fazer é deixar o ego do lado de fora

Lembre-se que se a pessoa se importa com você ela vai ouvir e falar, e se ele te machucou de alguma maneira ou intensidade não quer dizer que ele não se importe, todo nós erramos e com mais frequência do que gostamos de admitir, saber solucionar os problemas é que faz a diferença.

O Diário de Casal completou 2 anos no último dia 11 e quase passamos batido. Como não conseguimos pensar numa forma de comemorar a data, contamos com você: O que devemos fazer para celebrar isso? Quem tiver idéias e sugestões, entre em contato e fale tudo. Prometemos ler com atenção a todas as idéias e ver o que podemos fazer.

Related Posts with Thumbnails
19 Comentários      Postado por Cadu
­
­

19 Comentários »

  • João disse:

    Qto a essa subta “confiança” q as pessoas depositam em vc, eu sei como é, e eh uma boa sensação qdo vc consegue ajudar a pessoa a pelo menos compreender alguma situação não?
    O manual eh extremamente real e abrangente, se todo mundo conseguisse levar uma discussão nesses termos elas seriam mais rapidas e produtivas, ao invés de apneas irem minando o relacionamento…
    Boa irmão (Y)
    abraço

  • Relacionamento em crise – e agora? | Diário de Casal disse:

    [...] foi falado aqui sobre como resolver as brigas com o namorado(a) e esse é um dos passos importantes a se dar quando se percebe que se está em crise. Devemos [...]

  • raylane disse:

    Adorei e muito bom vc resolver uma briga no seu relacionamento sem deixar cicatrizes pois o dificil e ambas as partes sairem com o problema resolvido.agora sei como me comportar diante dessas cituaçoes

  • regina disse:

    mas o que fazer se por acaso ele agir como eu agi antes e dizer que ele so faz pq tbem fiz?

  • rairla azevdeo disse:

    bom,achei muito teressante.porque as brigas só reslve se um conseguir ouvi-lo (a).

  • Celso Firida disse:

    :(:(:(:(:(:(:(::(:(:(:(:(:(:(:(????????????)…………………

  • pikennalima disse:

    - estou passando por mts situações dificis em meu namoro , ele viver acabando comigo mas eu sempre estou ali aos pés dele . não entendo , pq amo tanto esse garoto :| ‘ queria muito acabar com ele , e parti pra outro mas ate agora nao conseguir ..

  • Luís Fonseca disse:

    Excelente artigo. Estou passando por algumas dificuldades no meu relacionamento com a minha namorada, e creio que seja falta de comunicação e saber conversar. Esse artigo veio em boa hora.

  • Juam Ribeiro disse:

    Parabéns muito bom, sou do tipo de homem com esse dom tmb, mais tem horas que nao consigo me resolver, brigado

  • Silvana Inacio Silva Secato Secato disse:

    como descobrir ke ele esta d traindo

  • Larissa disse:

    Muito bom.. de uma certa forma me consolou! fez com que deixasse o ego de lado, não totalmente, mas a idéia de deixa-lo, sim!Brigo bastante com meu namorado, mesmo sabendo que vamos nos resolver, fico arrasada e com raiva, mas lendo o artigo, percebi que quem contrubui muito para não nos resolvermos mais rápidamente e tranquilamente, é o nosso ego! Obrigada de verdade!

  • Marta Costa disse:

    nossa ta me ajudando muito eu sofro muito com relacionamento por que sou espontania demais quando vi ja falei ja maguei acho que nunca vou ser fekiz no amor!!

  • Anna Maria Mattos disse:

    ADOREI

  • Jany Meirelles disse:

    e sempre isso as vezes e meilhor fica so esas pestes so nois faz sofrer tento ser forte mas e complicadio

  • Joshua Cajango disse:

    adorei, vai me ajudar muito agora,é bem eu isso aí! :)

  • Albano Tchingelela disse:

    Também importa realçar a comunicação numa relação é muito importante, por que é nela que encontramos o encorajamento, o sossego, harmonia compreensao. o mas o meu maior desejo são os encontros, a sua parceira tem que estar disponível em tudo o que surgir.

  • edson disse:

    estou passando por muitas situações dificis em meu namoro , ela vive terminando comigo mas eu sempre estou ali aos pés dela . não entendo , pq amo tanto essa mulher :| ‘ queria muito acabar com ela , e parti pra outra mas ate agora nao conseguir ..

  • Mateus G. disse:

    Tenho problemas com minha namorada, ela é muito ciumenta, espontanea e nunca da o braço a torcer.
    Quando saimos, não posso virar o pescoço que ela acha que estou olhando pra outra pessoa.
    Ela tem ciúmes de minhas primas e tias, fala que me ama tanto e diz que só faço magoa-la, no entanto ela nunca procura saber os motivos por qual ela esta mogoada, uma vez “menti” para ela ao negar que já havia ficado com uma garota antes de namorar com ela, quando ela ficou sabendo, ela achou que isso é motivo para terminar, estou desgastado com essa situação, não sei o que fazer, eu a amo muito, mas tantas brigas está destruindo nosso dia a dia, quando estamos juntos ou longe um do outro.
    Me ajudem…

  • ++++ disse:

    gente me ajuda, eu e meu namorado tem 8 meses juntos, e nunca tinhamos brigados, e agora e briga atraz de briga, nao sei oqe eu faco pois e o meu primeiro namoro, eu amo mtmtmt ele, e ele diz qe me ama tambem, mais tudo e motivo de briga nao sei mais oqe eu faco me ajundem por favor

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>