Home » Relacionamento

Confiança

16 novembro 2009 27 Comentários       Postado por Cadu

Estava conversando com uma amiga no trabalho sobre relacionamentos. Comentei como minha namorada não se importa quando eu saio sozinho com amigos. Então seguiu-se aproximadamente o seguinte diálogo:

– Bem, isso eu não deixo meu namorado fazer.

– Ué, mas você não confia nele?

– Confio, mas sei o jeito que ele é.

Bem, não sei para vocês, amigos leitores, mas para mim isso não fez muito sentido. Vou colocar um caso pessoal meu como exemplo.

Minha gaúcha (minha namorada, para quem ainda não entendeu) passa pelo menos três meses do ano viajando, boa parte dessas viagens para locais distantes o suficiente para eu desconsiderar visitá-la durante esse período.

Um amigo, quando ficou sabendo disso, soltou um perplexo “E você deixa?”. Fiquei pensando nas alternativas, como falar: “Você não vai, não. Você é minha namorada, o que é a mesma coisa que ser minha propriedade e por isso não pode ficar longe dos meus olhos. Afinal não confio em você”.

Você coloca a pessoas dentro da sua casa, apresenta para seus pais, viaja com ela, compartilha suas intimidades, seus momentos, seus pensamentos, divide o seu banheiro (isso exige muita intimidade) e você não confia na pessoa?!?!?!

Sei que isso é mais trivial do que o senso de lógica deveria permitir. Talvez isso deva gerar uma revisão de alguns relacionamentos. Será que eu realmente quero estar (leia-se compartilhar) com uma pessoa em quem eu não confio, uma pessoa que eu acredito que na primeira (ou segunda, ou terceira) vez que estiver sozinha, sem meu olhar atento por perto, pode fazer algo que eu desaprovaria?

Notem que não estou falando de confiança cega, confiança cega geralmente é recompensada com uma boa decepção. Estou falando de confiança racional, sem motivos sólidos para desconfiar, atormentar a vida do outro com medos ou inseguranças e longos interrogatórios que fará com que ele se afaste, ou coisa pior, com que ela minta para você.

É triste quando chegamos ao ponto em que uma das partes do relacionamento começa a se privar de coisas simples e (em sua grande maioria) inocentes, apenas para se livrar de situações incomodas e cobranças. Nesse ponto geralmente a pessoa começa a “levar a fama sem se deitar na cama”. Cuidado, ela pode chegar à óbvia conclusão que, já que vai levar a fama, e a cama está ali, é melhor se aproveitar já que o castigo das cobranças e desconfianças está garantido.

Se você acha que está com uma pessoa em quem não pode confiar, a culpa até mesmo pode ser da pessoa, mas quem se submete a ter esse relacionamento é você.

Related Posts with Thumbnails
27 Comentários      Postado por Cadu
­
­

27 Comentários »

  • Johnny C disse:

    concordo completamente! tem muita gente que fica assim – não tanto comigo, mas mais os amigos/as amigas da Paulinha – de achar estranho nós as vezes sairmos cada um pro seu lado, com seus amigos.
    Cadu conhece, mas quem lê aqui provavelmente não. Paulinha é minha namorada tem 6 meses, mas nunca deixamos de fazer nossas coisas de antes, sair com amigos, ter o nosso tempo sozinhos, o nosso tempo juntos… é bem como o Cadu falou, questão de confiança. Se você não confia na sua namorada/no seu namorado, porque está nesse relacionamento?
    A menos, é claro, que você queira um bibelô, e não alguém pra realmente estar ao seu lado. Ai sim, esse tipo de comportamento faz sentido.
    Mandou bem Cadu! =D

  • Rose Carreiro disse:

    Você tocou no ponto “G” da coisa: se não confia, p q tá com ela?

    É bem isso, relacionamentos com confiança já são difíceis de se administrar, imagine sem…

    No caso da distância, o foda é a saudade, mas o resto é tranquilo de levar.

    Bela estréia!

    Beijos

  • Gaúcha disse:

    Se ele não fosse assim, não seria apaixonada por ele e nosso relacionamento já teria terminado. Se ele dissesse que eu não poderia viajar, com certeza cortava o mal pela raiz e terminaria o namoro na hora. Sei que estou com uma pessoa confiável e madura o suficiente para ser meu companheiro em todas as situações, seja perto ou longe…

  • Diego Fávero disse:

    Perfeita a sua visão! Esse é um dos principais pontos do relacionamento .. e é o que mais dá briga! Bem-vindo ao DDC =) Espero que sinta-s em casa, como todos nós! Abraço!

  • Vivi disse:

    Já chegou cheio de elogios! Mandou bem.. parabéns pelo texto!

    Tocou num assunto muito controverso.. eu namoro há dois anos, e durante todo esse tempo prezamos muito ter o nosso tempo, fora do namoro. Acho que isso é o que mais conta para um relação duradoura.. cada um ter o seu tempo, independente do parceiro!

    Beijos!

  • Juliana disse:

    Muito bom!
    Excelente ponto de vista.

  • Camila Maria disse:

    Cadu, primeiramente SEJA BEM VINDO!

    É incrível como algumas pessoas definem “confiança”.
    Pra mim, vai muito além de sinceridade afetiva. É saber que pode estar ao lado de alguém e não sentir-se um ‘estranho’.
    Confiança é a base de (quase) tudo em um relacionamento. Quando perde-se a confiança, perde-se o respeito.

  • Alê Ferreira disse:

    Olá novatooooo! :)

    Ótimo post, mas apenas com uma visão.
    Sou ciumenta, por natureza e não preciso de muitos motivos pra ficar enlouquecida.
    Tem de saber levar, tem que ter motivos pra estar junto, é muito mais do que simplesmente confiar. Entende?

    O problema não é confiar, eu confio em meu namorado mas sei que ele tem uma amiga cheia dos “querido”, “lindo”, “lindinho”, “fofo” e mãozinhas no ombro, no braço desnecessariamente. Ele vai falar o que pra vadia? Não rela em mim?

    Não.
    Mas comigo do lado ela fecha as asas e tampa o rabo.

    Ele em si nada fez, já ela fica de putisse. E como reagir? E quando a pessoa além de amiga tem que ter uma ‘convivência obrigatória’. É foda, ele gosta dela como amiga e eu adoraria vê-la com uma maçã na boca num banquete canibal.

    São pontos de vista e situações isoladas. Nem tudo cai no geral.

  • Cadu disse:

    Obrigado a todos que gostaram, não quero parecer injusto mas me manifestei apenas agora por causa da Alê Ferreira ai em cima (dá pra ver que prefiro geral polêmica)

    Se a “amiga” do seu namorado está sempre de carinhos e afagos tem uma maneira muito simples de lidar com isso, apesar que tem q ter estomago, na presença dela seja simpática, convide para sentar junto, na cadeira ao lado mesmo, e tenha certeza (e faça questão) de beijar o “lindinho fofo” bem apaixonadamente bem do lado dela. Pare apenas para chama-la e fazer algum comentário do tipo “meu namorado não é lindo?” e dá-lhe mais beijos e abraços apaixonados.

    Se isso não der certo acho que a opção do canibal é aceitável.

    Mais um detalhe que quase esqueci: essa liberdade toda com seu namorado acontece com o consentimento e liberdade que ele dá? Não seria caso dele dar um gelo na moça pelo bem da amizade que ele tanto gosta?

  • Gaúcha disse:

    Mas como a própria Ale disse: ” Sou ciumenta, por natureza e não preciso de muitos motivos pra ficar enlouquecida.”

    Será que esse carinho que ela está achando demais não é coisa da cabeça dela? Já vi situações assim. A namorada é ciumenta demais e qualquer mulher que dirija a palavra ao seu namorado é uma “vadia assanhada”.

    Cadu, lembra da história da tua amiga ciumenta que ficou com ciúmes por mim? Enquanto eu sei que não tem nada demais, a amiga dele, que é ciumenta de carteirinha, já ficou pensando coisas…

    O ciúme muitas vezes distorce a visão das pessoas. Mas se é isso mesmo que está acontecendo, e você acha demais, é porque seu namorado dá liberade pra isso. Tudo questão de conversa e diálogo.

  • Maya disse:

    Sou não do casal,sou do grupo de solteiro,mas ler isso aqui não é proibido,é?E postar?Estou em duvida.
    Li e tinha que elogiar a visão de Cadu,não me aguentei.Se a maioria das pessoas fossem assim muitos namoros não se desgastariam com brigas desnecessárias.Falando de confiança e ciume,tem outra questão que eu mesma não suporto: quando vem relacionar ciume (ou melhor,a ausencia dele) com sentiemento (ausencia também). Não sou uma pessoa ciuementa,mas na minha vida só cruzam homens ciuementos que acham que o meu jeito relax e porque eu não gosto. E olha que eu sou uma criatura melosa,nossa,muito mesmo…
    …só não me ocupo com certas paranoias e de ficar procurando problema onde não existe.

  • Denise disse:

    Parabéns pelas sabias palavras, meu amigo!! Adoro a maneira como escreve e pela visão holistica como vc trata a situação…

  • Mark disse:

    Elementar meu caro amigo Cadu, 100% apoiado em seus comentários !!!
    Abraço irmão… bom te ler por aqui !!!

  • Thiago disse:

    ótimo assunto esta sobre confiança em um relacionamento. Há muita coisa a ser discutida sobre isto. Porém, geralmente o homem quem deve guiar o relacionamento desde o início. Certamente ele deve confiar na garota para haver a recíproca. Tanto o homem como a mulher devem ter em mente que cada um tem sua vida particular, um namorado é apenas um complemento que a torna mais feliz.
    Caso o homem nao confie ele apenas irá distruir o relacionamento pois isto demonstra insegurança (o que as mulheres odeiam) e que o homem nao respeita seu espaço particular. Ciúmes é um sinal de insegurança. Se voce deixar sua parceira ter o espaço dela, ela vai te achar seguro e vai se sentir ainda mais atraída por voce.

    “O que não se detem com os olhos nao se pode segurar com as mãos” – Portanto este comportamento não possui fundamento se voce analisar friamente.

    Adorei o blog e se alguem quiser ler mais artigos sobre confiança e seduçao, visite o meu e ficarei honrado de responder e-mails com dúvidas. Abraços e sucesso!

  • Ana disse:

    Oi pessoal
    Gostaria da vossa ajuda num caso que tou tendo pois pelo que vejo nos vossos comentários sensibilidade.
    Me envolvi com uma pessoa que é casada. Ele tem muitos problemas pois tá perdendo tudo desde a empresa a tudo o resto. Eu o tenho pressionado pois não tou sabendo lidar com a situação pois sou a 2ª pessoa de sua vida. Ele me diz que quer ter a vida mais calma pra ficar comigo mas eu tou com minhas duvidas.
    Que devo fazer pois também que não tou sendo correcta com a família dele e tenho medo que descubram o que se passa e ele me largue na hora…

  • Cadu disse:

    Oi Ana

    Obrigado por visitar o blog. Vou ser bem sincero e direto com você: sai dessa agora, é cilada Bino!

    Vou explicar o por que, essa pessoa é casada, significa que ela concordou em fazer um “convênio” de respeito e troca com outra pessoa, um acordo muito sério e importante. A pessoa que não respeita esse contrato tão importante que é a família, não vai saber respeitar você, não vai saber respeitar filhos, não vai saber respeitar ninguém.

    Claro que todo mundo erra, acredito que uma pessoa em um momento de grande (gigantesca) estupidez e dependendo do momento certo (ou errado) pode cometer o erro de trair, mas ter uma “segunda mulher” é algo premeditado, feito a sangue frio, e não no calor de um momento.

    Você realmente tem sonhos de uma vida futura feliz com uma casinha de cerca branca com esse tipo de homem? Mesmo sendo a segunda?

    Você fala sobre ele te largar na hora! Não se preocupe com isso, afinal não da para ser abandonada por quem não está com você. Sim, você não está com ele, você é amante dele, isso não significa que ele tenha compromissos com você. ligação ZERO!

    E você diz que está pressionando! Pôxa Ana, amante não tem direito a isso, amante não pressiona, amante tem que ficar em casa esperando ele dar um drible na mulher para se encontrar com você, e se ele não conseguir essa peripécia você vai ficar em casa esperando ele a noite toda sem poder nem ligar pra perguntar o que aconteceu. Amante não tem direito nem a ciúmes! É ruim? Sim, mas está implícito no contrato de amante, e nem é nas letras miúdas.

    Desculpe se estou sendo duro demais, mas essas situações exigem isso, espero que não fique chateada com esse humilde autor.

    Grande abraço,

    Cadu

  • Ele vai viajar, e agora? | Diário de Casal disse:

    […] falei em outro texto que se você divide a vida, pensamentos, planos, intimidade com outra pessoa, deve haver […]

  • juliana disse:

    Há como confiar em uma pessoa que está comigo há mais de um ano, mas não conheço seus familiares e amigos, e nunca sei nada da vida dela?

  • Cadu disse:

    Não Juliana! Não tem como, e se eu fosse você terminava com o Jason Statham!

  • Lara disse:

    Cadu é ótimo, sempre muito direto! Hahahah

    Aqui, e apagar os números de ex ficante da agenda telefonica dele.. é um crime sujeito a quantos anos de cadeia? :x

  • Cadu disse:

    O problema Lara nem é apagar os números, é ficar fuçando no celular dele procurando provas de crimes que você nem sabe se ele cometeu!

    Sem falar que quem procura figura em nuvens sempre encontra, você sempre vai ver alguma coisa que não sabe o que é e vai imaginar outra coisa.

    Agora se você sabe que ele apronta e não vale nada, bem, ai o problema é você que está com ele :D

  • Lara disse:

    É verdade.. Mas eu confio nele, e sei que ele não é do tipo que ‘não vale nada’, até por que sou nosso relacionamento não duraria tanto, eu não sustentaria um relacionamento com o cara ‘canalha de carteirinha’. Mas é que esses tipos de telefones encomodam.. Hahah :x
    Eu apaguei já tem um mês mais ou menos. E ontem ele veio me perguntar como supostamente haviam sumido alguns telefones. E ficou chatiado comigo dizendo que eu não confiava nele :s
    Sei que é errado fazer isso, mas sério, é mais forte que eu! E é mais de implicância mesmo, sei lá. Rs

  • Marina disse:

    galera, ótimo tópico, ótimo post. Mas vcs já pensaram na outra parte? a pessoa em que não se confia?
    poutz! sou apaixonada pelo meu namorado, sabe aquele primeiro amor? faço tudo por ele, inclusive sou daquelas que já tá evitando certas situações, cotidianas, só pra não “dá motivo”. Sofro muito com a falta de confiança dele, e não sei mais como agir. E nossas brigas sempre giram em torno disso. não importa o que eu faça ou diga, ele sempre fica de cara pelas mais simples coisas. to cansando… Alguém tem sugestão?

  • Daniela disse:

    Olá!

    Estou com uma grande dúvida,descobri coisas sobre meu namorado que jamais imaginei que fosse do feitio dele.
    Seguinte,só de falar ja me dói muito.Estou usando nome falso porque quero o máximo de privacidade ao falar disso.Estou postando aqui o que sinto prq nao posso conversar com ninguem.
    Bom,vou direto ao assunto.Meu namorado sempre foi muito ciumento comigo,e eu com ele,então decidimos trocar senhas,eu dei as minhas pra ele de tudo que tenho e vice-versa.

    Ao checar as coisas dele,descobri que ele teria um certo vicio em videos pornôs,ate ai tudo bem. Porem o tipo dos videos nao me agradou,se tratava de videos de incesto,entre mãe e filho.
    E checando as datas era quando ele saia da minha casa e ia pra dele,ficava ate altas horas olhando isso.

    Eu confesso que fiquei com muito nojo dele.Ele me prometeu que pararia com isso.
    Porem,eu nao consigo confiar nele,sempre imagino ele olhando isso.
    E sei que ele nao vai deixar de olhar,mas entao prq mente pra mim?

    Fiz um trato com ele pra falarmos sempre tudo um para o outro indiferente do que fosse,e eu faço isso com ele,por mais que ele se chateie,sempre falo a verdade!

    E hoje dia 08/06 chequei o historico do youtube dele,e o que encontro?
    Essas porcarias de novo.
    Como posso confiar nele assim?
    Fico na duvida se pergunto pra ele se ele assistiu ou nao?

    Isso me remói por dentro,podem me chamar de tola,mas ficar olhando isso e mulheres peladas e coisas assim eu considero uma traição.Prq ele ta ali,olhando e desejando outra mulher.
    Mulheres que ele diz que são putas,vagabundas..se acha bonita prq nao diz que acha?
    Porque nessas horas ele nao pensa na namorada dele que ele diz que tanto ama??

    Não consigo confiar mesmo..por mais que o ame.
    Me ajudem.
    Mandem opiniões.

    Ja fico mto aliviada em poder colocar isso pra fora!!

    Obrigada pessoal fico no aguaardo

  • Karina disse:

    Boa noite, adorei o seu post, mas gostaria de saber a resposta sua ao caso da Daniela, que contou no ultimo comentário, já tive um caso parecido com esse.
    Aguardo sua resposta

    Karina

  • Rafaáaela disse:

    boa noite !!!! alguem mim ajudaaa?
    bom gente estou namorando a 3mes e sou muito timida e isso incomoda meu namorado ele quer que eu deixe de ser assim ele falou que nos paressemos dois amigo que eu deveria conversa mais com ele tem mais itimidade ele falou que mim ama mas eu deveria confia mais nele …. tipo assim fala tudo se eu nao gosta da camisa do cabelo dele eu chego pra ele e falo e tazo que ele quer e que eu conerse mais com ele de tudo mesmo.. ele falou que se eu nao confio muito nele ele e como um estranho e pelo o que vejo ele realmente gosta mesmo de mim! oque faço para ter mais itimidade com ele conpreender mais ele?? bjs obg

  • Rafaáaela disse:

    mim descupem algumas palavras errada ai em cima pq estou acessando pelo celu…

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>