Home » Coisas dela

Desculpas e expectativas, como lidar com isso?

30 agosto 2010 4 Comentários       Postado por Rafael R

Todos nos sabemos que no dia a dia de um relacionamento o perdão e as desculpas, se não estão sempre presentes, algumas vezes elas costumam aparecer, afinal ninguém é o casal ideal 24 horas por dia, nem mesmo o namorado(a) perfeito 24 horas por dia.

Casal Ideal
Na fotografia, o casal ideal existe! | Crédito: Klacius Ank

E ás vezes por um motivo ou outro, seja uma atitude ou uma palavra mal interpretada, você tem que respirar fundo e desculpar. Quando a pessoa percebe que fez algo que você não gostou, ou houve um simples desentendimento entre ambos, uma das partes diz: “Me perdoe” ou “desculpe-me”, e a outra parte aceita perdoar ou desculpar, mas aceitar desculpar alguém não quer dizer que você é bonzinho demais, significa apenas que você sabe que ás pessoas tem defeitos, que são sim imperfeitas, e em um relacionamento varias vezes a gente precisa pedir perdão e perdoar para conviver bem com o outro, tanto o ato de desculpar como o de pedir desculpas deve ser valorizado.

Então quando depois de desculpar você fica na defensiva? Seria porque não desculpou completamente? Ou porque desculpou, mas tem medo que tenha de desculpar novamente?

Ficar na defensiva em um relacionamento costuma resultar em um completo desastre, afinal acaba perdendo uma boa parte de cumplicidade, você não consegue muitas vezes entender a atitude do parceiro, por simplesmente ficar na defensiva; a atitude de esclarecer as coisas que podem estar erradas na relação acaba sendo incompatível quando você tem uma atitude defensiva, onde muitas atitudes do seu namorado(a) você entende quase que como um ataque. Quando se está na defensiva qualquer coisa banal, é levada como ofensa para você.

Se você está na defensiva acaba tendo de certa forma uma visão negativa do relacionamento e com isso, você acaba bloqueando as possibilidades de resolução dos conflitos que possam existir no relacionamento, e se os problemas não são resolvidos, o relacionamento não evolui, acaba ficando estático. Com isso retira aquela expectativa que sempre criamos nos relacionamentos, pelo menos nos mulheres somos mestres em criar expectativas principalmente no começo de uma relação.

Se você entrar em um relacionamento com uma visão excessivamente otimista, ou seja, de que a relação não tem problemas, que é tudo mil maravilhas e de que só o amor resolve tudo, o resultado é bem parecido do que quando se tem uma visão totalmente negativa, afinal só podemos desculpar, só podemos resolver os problemas quando conseguimos aceitar que eles existem, e se não resolvemos os problemas da relação, o relacionamento não evolui.

Ter expectativas em um relacionamento é fundamental, principalmente no inicio da relação, afinal elas dão um “empurrãozinho” para construir muita coisa, mas estou falando aqui das expectativas realistas, sim elas existem, mas calma, não quer dizer que ter expectativas realistas significa não sonhar, significa que você está ciente que em certos momentos vão se complementar e em outros não,  e que como já foi dito aqui  existem diferenças que nem sempre o relacionamento consegue suportar,  muitas vezes as brigas e os pedidos de desculpas não devem ser encarados de forma negativa, mas como uma oportunidade de crescimento de ambos e do namoro como um todo.

Related Posts with Thumbnails
4 Comentários      Postado por Rafael R
­
­

4 Comentários »

  • Amanda disse:

    Lição de vida né!

  • Diego Fávero disse:

    discussões e/ou brigas sempre são válidas qdo há um consentimento de ambas as partes e que isso, se for bem resolvida, pode agregar valor de um crescimento na relçação dos dois. O que não pode nunca, é deixar pra trás ou guardar pra si algo que não gostou do outro lado da moeda.

  • Bruno disse:

    “em um relacionamento varias vezes a gente precisa pedir perdão e perdoar para conviver bem com o outro, tanto o ato de desculpar como o de pedir desculpas deve ser valorizado.”

    Perfeito.

  • Elis disse:

    Pura verdades tudo isso.
    Pena que na prática seja complicado, justamente pelo fato da pessoa ficar com um pé atrás, por achar que desculpar e pedir desculpas sempre pode acabar virando um circulo vicioso.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>