Home » Coisas dela, Família, Relacionamento

Diário responde: Minha sogra está acabando com meu casamento

7 fevereiro 2011 3 Comentários       Postado por Diário responde

Essa é uma daquelas histórias propensas a ir parar no programa da Márcia, do Ratinho, ou qualquer outro do gênero telebarraco. Porém, antes de apelar para uma medida drástica, a leitora resolveu pedir o conselho desses humildes blogueiros, engajados na causa do amor. Por isso, vamos aqui tentar dar algumas ideias do que se pode ser feito, apesar da complicação do caso, e pedir que vocês leitores também opinem, afinal, quem sabe alguém já não passou por algo parecido e possa ajudar, neah?!

Bom, as usual, os nomes dos personagens foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos. Baseada no filme A Sogra (Monster-in-Law, 2005), chamarei nossa leitora de Charlotte, seu esposo de Kevin, e sua sogra será Viola.

Segue relato da leitora:

Sou Charlotte, tenho 19 anos e sou casada com o Kevin há 8 meses. Quando nos casamos, adquiri no pacote a família dele de brinde. A mãe dele tem problemas com Álcool e problemas psiquiátricos. Nós moramos sozinhos, trabalhamos, e pagamos nosso aluguel sem ajuda de ninguém.

A mãe, Viola, dele tem uma filha pequena, e tem tido alguns problemas para criar a menina, porque recentemente ela se separou do marido e tá sem rumo ainda. Aí é que vem o problema, constantemente ela vem a nossa casa e larga a filha pra gente (eu) cuidar. A criança não tem culpa de nada, porque tem apenas 5 anos de idade.Mas a mãe dele acha que nós temos a obrigação de cuidar da menina a qualquer tempo. Ou seja,
ela chega às 13h na minha casa, joga a menina lá e diz que ela tá sem comer. Poxa, pera aí, isso não é a casa da sogra! Sem contar às vezes que ela chega às 6h da manhã e diz que não fez filha pros outros criar.

Então ela não quer que nós fiquemos com a sua filha? Depois ela quer, e eu tenho que ficar acompanhando as neuroses dela?

Não tô conseguindo administrar a minha vida conjugal, estamos brigando constantemente, e tá tudo indo por água abaixo.É complicado, sabe, porque ao mesmo tempo ela é mãe dele, e é a irmã dele que está em jogo. Aí entra a parte onde eu não sei o que fazer.

Amiga, eu não queria estar no seu lugar. Porém, já que você veio até nós, vamos te dar algumas sugestões – nada ortodoxas – do que você pode tentar fazer pra resolver sua vida. Não posso dizer que temos a solução, porque nem de longe esse é um caso simples, mas vou dar alguns pitacos no assunto, porque de sogra, as casadas entendem:

Suponho que você já tenha enchido os ouvidos do seu marido a respeito do assunto, mas não custa nada insistir na conversa. Exponha pra ele que sua sogra está acabando com a relação de vocês. Mas isso não vai adiantar se ele for um cabeça dura e achar que tem que criar a irmã enquanto a mãe se perde pela vida.

É difícil imaginar a barra que ele também está passando, afinal é a família dele que tá em ruínas. Então tente ser sutil, e dê algumas opções com as quais ele possa trabalhar, mas sem ter sangue de barata. Insista pra que ele convença a mãe a se tratar, que seja no AA, num psicólogo, procurando uma igreja…mas ele tem de saber que você não é obrigada a passar por isso. E, se ele já sabe, que te apóie e aguente suas crises quando ficar de saco cheio de tudo.

Por pior que pareça, um tratamento de choque também pode resolver. Não atenda mais à porta, diga que não pode cuidar da criança, se possível, se mude daí. Ela vai ter que pagar uma babá ou deixar a filha sozinha, o que pode lhe custar a guarda da criança.

Todo mundo tem direito de sofrer por um amor perdido, e pode ser que com o tempo sua sogra volte a se cuidar, a ser responsável, mas se por enquanto isso não é o que acontece, alguém tem que parar essa mulher. Mas ela também precisa de ajuda, e, sinto dizer, mas é a família que tem que dar esse apoio.

Esperamos que você tenha a sensibilidade de tratar disso da melhor maneira, e que depois volte pra nos contar os resultados.

Você, leitora destemida, já passou poucas e boas com a sogra? Tem dicas valiosas? Ajudem a colega! Leitor aflito, quer nossa opinião? Deseja trazer a pessoa amada de volta? Precisa de um “desmancha trabalho”? Entre em contato!

Related Posts with Thumbnails
3 Comentários      Postado por Diário responde
­
­

3 Comentários »

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Eu acho que a Charlotte não tem que lidar com isso. Ela tem sim que insistir para que o marido enfrente a situação (que é mesmo muito séria).

    Verdade seja dita, é dele que tem que partir qualquer atitude, senão ela ainda vai sair como a culpada…injusto, eu sei.

    E vale a dica sempre preciosa da minha mãe: nunca colocá-lo na parede e mandar escolher entre você e a família….rs

    Ainda por cima, no meio de tudo isso…é preciso muito tato porque não é mole para ele não…

  • Paula disse:

    Muitas vezes nos vemos em determinadas situações as quais não podemos mudar. Infelizmente, Charlotte, você não pode curar sua sogra. Também não pode trocá-la :)
    Então o que lhe resta é aceitar, e tentar viver da melhor maneira possível dentro destas circunstâncias.
    Na vida, tudo passa.
    Tente conversar com seu marido com firmeza porém sutileza. Gritos, imprecações não levam a nada, a não ser que ele se feche para os seus argumentos.
    Acredite, se você mostrar sua tristeza com a situação e ele realmente se importar com os seus sentimentos, vai tomar alguma atitude para minimizá-la.
    Se a situação está atrapalhando seu casamento, é como um casal que vcs vão ter que resolver isso. Se colocar contra o seu esposo ou colocá-lo contra a parede – em detrimento da própria mãe não é uma jogada inteligente, Acredite, amiga, muito provavelmente ele ficará com ela. Procure unir-se ao seu marido na busca de uma solução, e não provoque o afastamento. O afastamento do casal é a sua ruína.
    Outra coisa que eu queria comentar contigo foi a sua frase ” essa situação está acabando com meu casamento”. Desculpe, mas pense um pouco sobre isso: não é a situação que vai acabar com seu casamento, mas a sua postura diante dela: na vida, tudo é uma questão de escolha. Por mais difícil que possa ser.
    Você é jovem, já está enfrentando uma barra. Procure ajuda, converse com alguém em quem você confia, escute muito, pondere. Com raiva, mágoa, resistência, dificilmente conseguimos encontrar uma saíd para os nossos problemas.

  • Jogos, Tira, Hosni Mubarak, Links, Sexta Feira Louca | O Brejal disse:

    […] Diário Responde Poder da Reza Comercial de Luxo da Audi As Melhores do Dr. House Muriel Total A Princesa e a Criatura Paulo TF Como Fazer Rap Em Casa Tudo o que Você Ama Odiar Koma Strip Gols do Corinthians na Libertadores […]

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>