Home » Amor

Diferença de idade… faz diferença?

7 dezembro 2011 17 Comentários       Postado por Rose Carreiro

A redundância do título foi proposital. Venho levantar essa questão a você, leitor juvenil criado a Ovomaltine na geladeira – diria meu conterrâneo Auêi de Petrópolis. E faço isso porque recebemos hoje um e-mail de leitor com relatos dignos de programa vespertino no SBT.

O causo é que a leitora em questão tinha um namoro – que acabou de acabar – com uma pessoa de uns bons anos de diferença. Pessoa essa que antes tinha um relacionamento com outra bem mais velha também. Imagine que você namore seu pai, que era casado com a sua avó – é bem por aí. OK, exagerei nos anos pra manter a identidade da leitora em segredo.

O que importa é que o relacionamento acabou, não sei o motivo, mas sei que o fato de haver tanta diferença entre os envolvidos nesse triângulo me chamou a atenção pro fato de que talvez o amor tenha idade, sim. Exceto se você for a Suzana Vieira ou a Elza Soares, I guess.

O amor é capaz de superar as barreiras da idade?
O amor é capaz de superar as barreiras da idade?

Eu e meu digníssimo temos praticamente a mesma idade, e estamos mais ou menos com as mesmas ideias de futuro na cabeça. Mas já namorei pessoas mais velhas e às vezes éramos muito diferentes, às vezes parecia que eu conseguia acompanhar o ritmo do outro, e também houve fases em que eu me sentia “correndo atrás” dos planos alheios. Ainda assim, a diferença não passava dos 6 anos. Então, imagino quem se relaciona com uma pessoa 10, 20 anos mais velha. Como será?

Imagine ter 15 anos, estar no colegial, e namorar um cara de 25 que está terminando a faculdade, trabalhando. Não pode ser pedofilia? Ou ter 20 e namorar um cara de 40, que já tem cabelos brancos, barriga saliente e talvez até uma ex-mulher e filhos. Ou um cara de 30 namorar uma mulher de 60, como a gente vê tanto por aí no meio artístico. Só amor supera essas diferenças?

Seriam as mulheres provedoras de maturidade precoce, como dizem, e portanto propensas a se envolver com homens mais experientes? Existe um encanto mas coroas, da panela velha que faz comida boa, que atrai os rapazes?

Depois de tantas perguntas, deixo com a palavra – você, leitor. Boa sorte.

Related Posts with Thumbnails
17 Comentários      Postado por Rose Carreiro
­
­

17 Comentários »

  • Mayara Godoy disse:

    Eu acho incompatível se relacionar com uma pessoa com tanta diferença de idade. Porque, inevitavelmente,idades diferentes pressupõem fases diferentes. A menos que um dos dois esteja adiantado (ou atrasado), o que também configura, na minha opinião, um problema de maturidade.
    Pode soar preconceituoso o que estou dizendo, mas não acredito que uma pessoa de 20 anos pode ter o mesmo ritmo de vida – e a mesma cabeça – de uma de 40.
    Não é só uma questão física e sexual, mas mental, principalmente. Uma pessoa de 20 provavelmente ainda está na faculdade, ou ainda nem começou, está começando sua vida. Uma de 40, em tese, já deve ter uma carreira estabilizada e – novamente, em tese – uma família constituída, ou em vias de.
    Enfim, não vejo como uma relação assim pode dar certo…

  • Alethea disse:

    Sabe, eu vivo uma situação dessa e não acho que é um problema. Meu namorado tem 14 anos a menos e entre nós não vejo diferença no dia a dia. Temos a mesma forma de encarar a vida, isso é o que importa. Em alguns momentos, ele é mais conservador que eu.
    Imaturo pra mim é quem acha que experiência de vida se define pela data do RG…
    Sim, a diferença exige algumas adaptações mas o amor as supera, sem dúvida alguma.

  • regiane disse:

    Olá.gostaria de contar um pouco da minha estoria.tenho 35 anos.sou casada.e tenho 2 filhos lindos,tnho uma vida estabilizada … enfim considerava ate entao aminha vida perfeita ,até descobrir q o meu marido havia tido um caso cm uma de nossas funcionarias.confesso q perdi o chão não consegui mandar ele embora até porque ele ja havia se arrependido muito e q só nao tinha m contado cm medo de me perder.o nosso sofrimento foi muito grande . Durante noites e noites eu gritava chorando em desespero pela situação de ser traida e fraqueza de não conseguir viver sm ele ,mas em nenhum momento ele me abandonou sofreu muito e chorou junto comigo,me emplorando perdão,hoje acho q o perdoei mas no consigo esquecer o forte desejo q tnho de me vingar daquela vadia q se fingia de amiga minha pra se aprossimar dele.e isso atrapalha muito.OQUE FAÇO COM ESTE SENTIMNTO DE DOR E VINGANÇA??????

  • MATHEUS disse:

    Bem,entre eu e minha namorada temos 10 anos de diferença.
    No começo, quando ainda era a fase do “ficar” existia um receio muito grande por ambas as partes, mais ainda por ela,por ser mais nova.
    Tivemos algumas conversas sobre isso, e chegamos a conclusão, que se nos amamos,nos damos bem,para que preocuparmos com isso!
    O que importa e ser feliz e está do lado de quem se ama!!!!
    Faz um ano e 3 meses que estamos juntos,e nada mudou desde quando a conheci,e faz 3 meses que ela está em um intercambio,e quando aconteceu isso, achei que nosso namoro iria acabar, mas conversamos mais uma vez, e resolvemos ao menos tentar, pois seria muito fácil desistir.
    Confesso que é muito difícil ficar longe de que se ama.
    Mas entre nos dois, a distancia não nos separou,muito pelo contrario,tem nos unido cada vez mais.
    Quando se ama alguém,não se preocupa com idade,distancia….tudo pode ser superado!
    No meu ponto de vista, hoje em dia é bem mais fácil desistir logo na primeira dificuldade e ser “feliz” na quantidade de relacionamentos!
    Acho que é isso, vale a pena tentar e se “arriscar” quando seu amor é correspondido!

  • Kel disse:

    Oi, tenho um relacionamento com diferença de idade de 8 anos (eu, 25, ele,34). Primeira vez q tenho um relacionamento assim. Diferenças, existem. E, um dos grandes problemas em relação a nós e a insegurança dele, devido a diferença de idade. Tipo, quando eu tiver 32, ele 40. E, o fato de ciúmes com homens de mesma faixa etária q a minha.

    Bom, acredito q pode dar certo relações assim, porque elas podem ter uns entraves maiores do que as relações normais. é o jogo de cintura e a capacidade de gerenciar isso q vai definir a relação.

    Logo eu, que sempre evitei relações assim, porque achava que nao tinha como dar certo. Estou amando,rs…

  • Eloíse disse:

    Tenho 19 anos namoro há qse 3 anos um homem de 31 anos…12 anos de diferença,as vezes isso pega bastante,mas conseguimos contornar essas diferenças…acredito que depende mto da cabeça de cada pessoa,da personalidade….viva as diferenças \o/

  • Susan Domingos disse:

    Discordo completamente desse fato de que a diferença de idade
    pode atrapalhar no relacionamento, surgindo a impossibilidade
    de ambos ficarem juntos e serem feliz!

    Pois, sou a prova vida disso!
    Tenho 16 anos, acabei de passar para o 3º ano do ensino médio.
    e meu noivo, tem 33 ANOS! Ou seja, 17 anos de diferença!
    Ah, e outro fato importantíssimo: Moramos a 1.200 km de distancia!
    Eu em Maceió – AL e ele no Sul da Bahia! Nós conhecemos através da internet, a mais ou menos 2 anos e meio. Ele veio até minha casa,nos conhecemos, e tivemos a certeza de que o que a gente sentia era amor de verdade! Meus pais e todos da minha família adoraram conhece-lo e hoje, nos dão o MAIOR APOIO.
    E graças a Deus, nosso amor venceu todas as nossas diferenças!
    todo dia eu digo pra ele que eu tive a maior sorte do mundo
    por tê-lo encontrado tão cedo! É completamente diferente se relacionar com alguém mais velho que você! E uma das coisas que logo percebi de cara nele, e que realmente fez MUDAR o meu jeito de ser foi o caráter, a maturidade, o carinho e a sua excessividade de Paciência!!!!!
    Sempre me considerei uma garota madura,paciente, compreensiva,focada nos estudos, na família, selecionando as verdadeiras amizades, e sempre pensando no meu futuro. Se eu já era assim, após conhece-lo a maturidade que eu tinha foi cada vez mais expandindo-se! E hoje,sou
    extremamente grata a Deus e a ele!

    Vamos nos casar em Janeiro de 2012, e a minha felicidade
    é tanta, tanta, que definitivamente não dá pra explicar com palavras!

    O amor verdadeiro é sim capaz de superar todas as diferenças de idade, se ambos forem mente aberta, compreensivos um com o outro,
    e admitir,e baixar a cabeça quando estiverem errados!

    Gente, a maturidade pode ser alcançada cedo! Só cabem a vocês
    busca-la!!!!!!!!!

  • caio disse:

    vou defender o curioso caso do casal que a mulher é mais velha que o homem (PASMEM!)
    depois de namorar garotas sempre de mesma idade ou menos idade (mas próxima) do que eu, finalmente achei um relacionamento que tem tudo para dar certo… e a felizarda em questão é três anos e meio, quase quatro anos mais velha do que eu.
    tais questões nunca podem ser generalizadas. o que pra mim funciona, não funciona pra vocês. questões amorosas são de foro íntimo; e ninguém deveria dar pitaco.
    cuidemos de nossas próprias vidas; quem decide sobre idade, se imfluencia ou não, é o casal.
    no meu caso, o fato da minha namorada ser mais velha ajudou e muito no relacionamento, pois sou mais maduros (em certos aspectos, obviamente) do que a maioria dos “homens” (poucos o são tão cedo) da minha idade (23 anos).
    na verdade, o tempo só existe um: aqui, e agora. passado é memória; futuro, imaginação.
    como pode um conceito criado pelo ser humano (tempo) impossibilitar, ou mesmo limitar, um sentimento tão forte e transcedental quanto o amor? só se partimos do pressuposto que o homem também inventou o amor, o que é um grande nonsense.

  • caio disse:

    errata: influencia, e não imfluencia.

  • Naiara disse:

    Ah, eu não acho que atrapalhe!
    Atualmente, tenho 19 anos quase 20, e meu namorado tem 27…
    Comecei a namorar com ele qndo tinha acabado de fazer 18 anos..
    Para mim, esse 1 ano e 7 meses tem sido mto produtivo..
    aprendi muita coisa, meus olhos se abriram para o mundo..
    Além de um namorado, ele é um amigo e tanto!
    Já namorei um menino um pouco mais novo que ele, tinha 2 anos a mais qe eu… sem comparação! Não troco o meu atual por nenhum ninfetinho…
    E se eu pudesse dar uma dica, seria: Namore caras mais velhos, mas não TÃO mais velhos.. esse exemplo que deu no texto, de uma menina de 20 anos namorar um homem de 40 eu já nao gosto muito..

  • Sónia disse:

    Depende de cada pessoa, tenho 23 anos e o meu companheiro tem 38 vivemos juntos alguns meses, temos opiniões diferentes sobre alguns assuntos, mas com afeto e calma tudo se resolve, claro que na maioria dos casos alguns deixam de ser eles mesmos para agradar o companheiro/a, o que no meu ver não é correto, mas acho que ai não depende da idade mas sim da maturidade de cada um.

    **

  • maroka disse:

    Bom gente… um pouquinho atrasada no post…rs mas ta valendo…
    Particularmente eu nao acho que idade atrapalhe um relacionamento nao… claro que isso depende muito da maturidade das pessoas envolvidas nesse relacionamento. Tem que ter vontade de fazer dar certo, porque a diferença de idade, de experiencias vai existir sempre, e isso é fato!! Só que da pra levar numa boa sim… lembrando q ambas as partes vao ter que ceder de vez em quando, mas faz parte do relacionamento… Entre meu namorado e eu existe a “simbolica” diferença de 24 anos, rs. Estamos juntos há 10 meses e somos felizes de mais!! Temos os mesmos interesses, ambos somos professores (inclusive ele foi meu professor), gostamos dos mesmos estilos de filmes, amamos arte, viajar…fazemos planos de futuro, de casar, ter filhos, ter uma casa no campo…rs
    No nosso caso o que pega mais é a diferença religiosa…o que faz com que a minha familia nao aceite muito bem… mas estamos tirando tudo de letra e felizes da vida!!! Da pra viver bem com a diferença de idade!!! Ah, quase esqueci, tenho 25 e ele 49 :)

  • Adriana Pestillo disse:

    Para quem tem irmãos,qdo chega numa certa altura da vida,mais velhos,mais novos,passou dos 20 até 50 anos todos pensam igual,com diferença que alguns tem outros tipos de experiência,então num relacionamento com pessoas nessa faixa de idade pode dar muito mais certo do que pessoas com idades próximas,pois o que viveu mais pode repassar conhecimento e ter mais paciência com o outro,já que a outra pessoa não tem a experiência que ele carrega.

  • Camilla Ancelmet disse:

    Bom … meu marido é 17 anos mais velho que eu . Nos amamos mt , mas a diferença de idade as vezes atrapalha sim e muito ! Mas nós tentamos nos entender e superamos as diferenças a cada dia mas os objetivos são diferentes e ajudo ele a chegar onde ele quer, sonho junto , trabalho e corro atras junto com ele … estamos juntos a 3 anos e até agora deu certo .

  • leidiane disse:

    idade não importa.
    se existem diferenças entres as duas pessoas por causa de idade. . .
    da mesma forma existem diferenças entre duas pessoas dá mesma idade,ou de idade muito proximas.
    então diferenças existem,e o problema não é a idade.

  • samuel disse:

    idade nao define os afins de alguem,se existe amor de verdade na relação entao esta pode sim funcionar,basta apenas haver sinceridade compreensao e antes de tudo isto que mencionei,saber o que ser quer pra si mesmo.se aquele alguem é aquela pessoa que te faz sentir amado,desejado,especial…eu tenho vinte anos e namoro uma mulher de 50,adoro muito ela,uma perola de pessoa,abraços pessoal.

  • Jessica disse:

    Acho que este assunto é mais complexo do que se pode imaginar.
    Tenho 21 anos e sempre achei um absurdo relacionamento entre pessoas com uma grande diferença de idade, hoje ainda sou contra, mas apenas relacionamentos que envolvem interesses físicos e finaceiros, mas sou a favor se for por amor, pois aconteceu comigo.
    Como já disse, tenho 21 anos e sou completamente apaixonada por um garoto de 16 anos, somos muito felizes juntos, a idade é um desafio para ambos, mas nos amamos.
    Estamos enfrentando muito preconceito, o melhor acho que para mim está sendo bem pior, mas até o momento esta diferença de idade e pensamentos, não tem interferido muito.
    Tanto meus pais como os dele, aceitaram “numa boa” e estamos muito felizes.
    Minha prima tem 15 anos e namoro um cara de 30 anos e aparentemente também são felizes.
    Idade é número…

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>