Home » Artigos

Economizando na passagem aérea

2 setembro 2013 Comente!       Postado por Rafael R

As promoções de passagem aéreas viabilizam muitas viagens que às vezes não estavam planejadas e fazem a alegria de muita gente. Porém, quando viajar é uma necessidade ou a ocasião já foi determinada com antecedência, fica a dúvida: como economizar incluir este tipo de economia no planejamento da viagem? Há muitas formas de fazer isso e algumas medidas simples podem ajudar bastante nessas horas. Confira as principais dicas.

Quando comprar

file0001

Esse ponto é crucial para economizar e para fazer um negócio só existe uma alternativa: pesquisar, pesquisar e pesquisar! O primeiro passo é começar a pesquisar com bastante antecedência (algo como três meses antes da viagem, ou até mais, em caso de viagens internacionais) para que você possa ter uma noção do preço médio da passagem para aquele trecho no período em que pretende viajar.

Às vezes comprar com bastante antecedência (mais de dois meses antes) pode ser um ótimo negócio e garantir uma grande economia, mas outras vezes pode ser exatamente o oposto. Por isso é importante ter uma boa noção do preço médio da passagem. Para tanto, os buscadores de passagem aérea são excelentes ferramentas, já que permitem a visualização das tarifas em várias companhias ao mesmo tempo. Em geral, é interessante fechar a compra com ao menos um mês de antecedência para viagens nacionais e um pouco mais que isso para viagens internacionais. Se você estiver viajando em alta estação, talvez valha à pena adquirir a passagem até mesmo antes disso.

Fidelidade pode ser bom negócio

Se você viaja muito, fidelizar os serviços de uma companhia aérea pode ajudá-lo a economizar bastante. Com a grande competitividade deste mercado atualmente, cada vez mais as empresas aéreas oferecem boas vantagens a seus clientes assíduos, por isso vale analisar com atenção os possíveis ganhos da fidelização. O mesmo vale para programas de milhas. Para os viajantes assíduos fazer parte de algum destes programas é fundamental para garantir boas economias.

Seja flexível

file0002

Se você estiver viajando em circunstâncias que permitam prazos menos rígidos de chegada e partida, uma boa forma de economizar é evitar agendar voos nos fins de semana, já que as tarifas para estes dias tendem a ser mais caras. Voos na madrugada também tendem a ser mais baratos e merecem ser avaliados. O mesmo vale para voos com escala, especialmente para destinos internacionais; decolar e pousar algumas vezes antes de chegar ao destino final pode ser um excelente negócio.

Outra dica interessante é pesquisar a ida e volta separadamente. Às vezes a ida do trecho está em promoção numa empresa e a volta em outra, o que pode ocasionar uma boa economia dividindo a viagem entre duas companhias. E se a cidade para qual está indo tiver dois aeroportos, dê preferência ao mais distante do centro, já que as tarifas para voos que se dirigem a aeroportos centrais costumam ser mais caras.

Em terras estrangeiras

Quando o assunto são dicas para economizar com passagem, cada país é um mundo. Cada local tem suas práticas de mercado, algumas que seguem um certo tipo de padrão mundial e outras mais particulares. Se você planeja uma viagem na qual voará no interior de um território nacional estrangeiro ou entre dois países estrangeiros, é interessantes pesquisar como o mercado de passagens aéreas funciona nestes locais.

Nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, por exemplo, comprar a passagem na semana da viagem pode ocasionar numa boa economia, já que as empresas costumam fazer promoções para vender os últimos assentos restantes nos voos, embora essa prática não seja usual no Brasil. Isso sem falar em sites internacionais que ajudam a buscar descontos de passagem em países e regiões específicas. Por isso, para conseguir aproveitar boas ofertas, é necessário informar-se sobre esses detalhes com antecedência e, é claro, torcer por uma boa promoção.

Related Posts with Thumbnails
Comente!      Postado por Rafael R
­
­

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>