Home » Coisas dela

Entendendo a TPM: Um pequeno guia para ajudar os homens

3 setembro 2010 24 Comentários       Postado por Mayara Godoy

Este post é voltado essencialmente aos homens. Afinal, são eles vocês que têm de nos aguentar com um humor from hell uma vez por mês.

Observação: Em primeiro lugar, quero desmistificar aqui uma opinião que muitos homens têm: a de que TPM é pura frescura, ou coisa da nossa cabeça. Queiram vocês ou não, a Tensão Pré-Menstrual é uma coisa bem real.

Por óbvio, não vou tratar aqui dos aspectos biológicos da coisa. Mas, em síntese, durante a Tensão Pré-Menstrual, nossos hormônios ficam enlouquecidos e fazem com que, muitas vezes, tenhamos um comportamento um tanto quanto “anormal”.

Vamos tentar explicar em aspectos práticos. Sabe aquela sensação que vocês têm quando seu time perde? Não, melhor. Quando seu time perde a final do campeonato mais importante e para um time que, em tese, não tinha a menor chance. Aí, imaginem que, nesse mesmo dia, alguém bate no seu carro novinho, no qual você investiu uma nota preta… e, para completar, pensem na sensação de estar há três noites sem dormir.

Então, essa raiva, tristeza e irritação com que vocês ficariam nesse somatório de situações podem ser comparados ao que nós sentimos durante esse período. Mas em proporções muito maiores e mais duradouras.

Além disso, parece que justamente nesses dias tudo resolve dar errado na nossa vida. É sério. É bem quando estamos de TPM que perdemos o ônibus, que o mundo cai na nossa cabeça no trabalho, que o salto quebra, e, para melhorar, nada disso poderia estar desacompanhado de uma bela espinha monstruosa no meio da nossa cara. Ah, e olhe que nem mencionei o inchaço nos seios, na barriga…

Como se não bastasse, vêm as cólicas. Uma dor que faz com que fiquemos nos retorcendo, quando muitas vezes temos de estar sorrindo. Nessas horas, a única condição de vida aceitável seria ficarmos bem quietinhas, deitadas, e ganhando cafuné, de preferência. Mas, não. Temos de trabalhar. Afinal, somos mulheres modernas! (Nesses dias, a vontade é de mandar à “ponte que caiu” quem inventou essa…)

Pois bem, juntando todo o desconforto físico e emocional que toma conta de nós, é perfeitamente natural que nos comportemos como loucas desvairadas, não acham? Se não for pra tanto, é quase isso.

Então, fiquem cientes que, durante a TPM, qualquer coisa que vocês disserem ou não disserem, fizerem ou deixarem de fazer, pode nos causar sintomas como ciúme, desconfiança, descontrole, insegurança, raiva, ódio, tristeza, profunda depressão e afins. E a carência exacerbada e algumas grosserias desnecessárias também são completamente esperadas.

Portanto, jamais, eu disse jamais economizem nos carinhos, nos cuidados e na compreensão conosco, nesse momento tão difícil das nossas vidas, ok? Não vai ser difícil aprender, já que terão de praticar uma vez por mês…

Pensando bem… esqueçam! Vocês jamais vão entender…

Obs: obviamente estes sintomas variam de mulher para mulher, mas, de modo geral, as regras se aplicam. E, não levem a mal, mas não existe “sã consciência” durante a TPM!

Related Posts with Thumbnails
24 Comentários      Postado por Mayara Godoy
­
­

24 Comentários »

  • Maysa disse:

    Excelente blog!!!

  • Núbia Souza disse:

    Eu sempre tenho a sensação que o mundo só desaba sobre a minha cabeça quando estou de TPM, parece uma lei de Murphy.
    Muitos homens acham que a tal da TPM é desculpa (é fácil falar quando não se tem TPM), não que a gente não precise de cuidados sempre mas nesse momento precisamos do dobro de cuidado, carinho e compreensão.
    Um dia quem sabe eles entendam.

  • Alexandre Taleb disse:

    Ola
    Gostei do seu blog!
    De uma viajada no meu tb!
    Abcs
    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem/Personal Stylist
    AICI – USA member – association of image consultants international

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Outra dica especial: NUNCA, MAS NUNCA MESMO, SOB HIPÓTESE ALGUMA, diga algo como: Ah, você está de TPM.

    Dá muito mais raiva. Sério.

    E não se esqueçam que TPM é atenuante para homicídios…

    Mês passado eu deixei o Gustavo plantado no meio da Avenida Paulista, com todas as minhas bolsas, meus documentos e meus dinheiros. Como a única coisa que eu tinha comigo era o cartão do metrô, nem pensei duas vezes: entrei no bicho e desapareci no meio da multidão.

    Parece reação de gente normal? hahahahhaa

  • Evy Moraes disse:

    Olá,

    Realmente algumas mulheres ficam totalmente alteradas quando estão de TPM, mas nem todas!
    Não é tão difícil agradar uma mulher de TPM, basta dar atenção, não minimizar aquilo que pra nós é um problemão, nunca falar “vc está exagerando!” e chocolate é sempre uma fonte de alegria nesses dias rs.
    Parabéns pelo blog !

  • RAQUEL disse:

    CONDECOREM SEUS NAMORADOS…ELES MERECEM POR ESTAREM DO SEU LADO E SE PASSARAM MAIS DE UMA CRISE DE TPM E AINDA ESTÃO COM VCS…ELE TE AMA MESMO

  • Mirela disse:

    Oii.. adorei seu Blog…
    Realmente tem homem que não entende…
    Eu estou exatamente nesses dias.. E eu prefiro ficar no meu canto, falar com o menor n° de pessoas possível, me acabar comendo chocolate.. e principalmente, não ter tanto que dar atençao ao meu namorado… ele pede atenção, me belisca, faz cócegas, tira sarro do meu nervosismo… simplismente irrita de propósito… isso é legal???
    E se eu dou alguma patada sai de baixo…

    Aos homens que estão lendo, entendam: não é legal o que vocês acabam fazendo mesmo que brincando, quanto menos provocarem, quanto mais distantes nesses dias melhor (no meu caso).. se não quiserem sofrer com nossos ataques de furia, nos ajudem…

    Eu estou procurando remédio pra esse mal (Dieloft TPM), vou experimentar um mês e ver no que dá… espero que ajude, eu me odeio nesses dias..

  • Mirela disse:

    Raquel, desculpe… mas nesses dias nem o “Principe William” em seu cavalo branco trazendo flores ia bem…. hehehe…
    Olha, eu bem que tento poupar meu namorado… mas é impossível… e ele parece gostar de me ver brava… não tenho outra explicação..
    (( como diria o Biribinha: É BuuUuCha!!))

  • Leonard disse:

    Se a tpm descontrola as mulheres, durante um período do mês juízas não poderiam sentenciar,promotoras defender,e antes de escolher uma jurada vamos perguntar quando começa seu período.
    O fato muitas mulheres se escondem na TPM para serem grossas e até extremistas em muitos aspectos, a homem não entende, o que não entendemos é que a Tpm atrapalha quando bem entende muitas mulheres.

  • Guilherme disse:

    “Pensando bem… esqueçam! Vocês jamais vão entender…”

    Em primeiro lugar, muito feminista da sua parte.

    Em segundo lugar, muitos de nós entendemos essa dificuldade que vocês passam. O problema é que na hora de se extressarem vocês não lembram que estão estressadas provavelmente por causa da TMP e em vez de deixarem a discussão de lado porque exclusivamente levarão apenas pro lado emocional e não chegarão a nada, ficam descontando em nós e usando o mundo a volta de vocês só porque estão de TMP!

    E pra finalizar, como foi citado no texto, que provaelmente vocês irão brigar pelo que fizemo ou deixamos de fazer, ou o que dissemos ou deixamos de fazer! Lembrem-se que não sabemos a hora certa e exata de dizer ou não dizer, de fazer ou não fazer.

    Lembrando mais uma coisa muito importante! Quando vocês estão de TPM, nossos deveres, obrigações, trabalho, faculdade, etc ainda continuam seguindo do mesmo jeito!

    Obrigado pela leitura, espero que não levem pro lado emocional!

  • Leo disse:

    De acordo com a minha experiência, a capacidade de uma mulher controlar sua irrascividade nesses dias é definida muito mais por sua MATURIDADE emocional que por uma questão apenas hormonal.

    Acho que quem se deixa levar, Bêbado e extasiado pela própria ira, encontrando até prazer nisso, o faz por pura complacência com sua própria mediocridade e mesquinhez. (válido para homens e mulheres)

    A TPM NÃO é um sinal verde para praticar qualquer desaforo sem ter que dar satisfação depois.

  • Fran_cianne disse:

    Nossa gente como é horrível a tal da TPM, vc´s homens não tem noção de como é péssimo, não te noção de como as cólicas são insuportaveis, de como ficamos sensíveis. Quando estou de TPM, choro por qualquer coisa… quero ficar quietinha, as cólicas quase me matam… daii tem sempre aquele simpático que diz “quanta frescura” PQP… VSF…
    Então homens lindos… entendam nossa TPM, e não digam JAMAIS que é frescura, combinado? ;)

  • Mayara (author) disse:

    Bom, tive que vir aqui me defender, né? Afinal, tô me sentindo o próprio Judas, sendo malhada nos últimos comentários… hahahahahaha
    Em primeiro lugar, meninos, só pra esclarecer que esse texto é dotado de um toque de humor, portanto, não fiquem tão bravos. Em segundo lugar, eu só quis explicar como é que nos sentimos. Obviamente não podemos sair cometendo atrocidades e jogar a culpa na TPM. Mas é fato que nossa paciência e nossa carência ficam muito menores nesse período. Isso é o que eu queria transmitir… okay? ;)

  • José Guerra disse:

    Aham, então, se hormônios provocam um mau humor incontrolável na mulher, a ponto de justificar quaisquer atitudes terríveis por parte delas que, nós homens, somos obrigados a suportar em nome do relacionamento. Então, pensando por essa lógica dos hormônios, a traição masculina também seria justa, pois somos vítimas dos nossos hormônios, que sempre nos deixam loucos por sexo. Essa de TPM é mais uma das falácias da mulher moderna.

  • Sávio Machado disse:

    É.. Realmente é difícil… Mas não é impossível.

  • Helena disse:

    Falácia José? TPM é tão falácia quanto o seu câncer de próstata. Converse com um endocrinologista… ^^

  • Kelly Paumgartten disse:

    ELES NAO ENTENDEMMMMM

  • Robertinho Ligiera disse:

    conclusao… a TPM emburrece, so pode.

    pq se vcs sabem e tem consciencia disso, pelo menos deveriam, eh so fazer uma forcinha pra lembrar q apesar de tudo se tem alguem ao teu lado eh pq provavelmente te ama e nao vai gostar de ficar recebendo patada 1 semana por mes, depois tem mulher q nao sabe o pq esta sozinha…

  • Ricardo Sampaio disse:

    A partir do momento que as mulheres não acharem ser comportamento de criança ficarmos chateados e dizer palavrões quando o nosso clube perde, ou quando queremos ver dois jogos de futebol seguidos sem fazer cenas de ciúmes acusando de ausência, que não gozem com a nossa cara quando acabamos de lavar o carro e qualquer coisinha que o suje nos irrite, ou que não façam de nós uns imprestáveis preguiçosos quando não baixamos a tampa da sanita(Vaso), que não nos chamem brutos, grossos ou secos quando respondemos a perguntas com monossílabos como “sim” ou “não”… Aí sim, terei mais consideração pela “justificação” que as mulheres dão a sí mesmas para ter reacções disparatadas porque sim apenas (ou seja, porque está de TPM)… Concordo com um comentário mais acima… Homem que acredita que a TPM é justificação para atitudes ridiculas e tresloucadas é otário e merece ficar com essa mulher o resto dos dias!
    NOTA: Não sofro (indirectamente, claro) desse mito… PArtilho a minha vida com uma mulher equilibrada, que me ama e sabe que a amo e não precisa de TPM’s para chamar a atenção… Por isso, amigos homens, se vocês alinham nessa de “na TPM vale tudo, ATÉ furar olhos”, meus caros… é bem feita. Quem manda ser otário…

  • Rita Fonseca Morais disse:

    Na TPM eu fico insuportável, sinto vontade de esganar o meu Marido…a simples presença dele me irrita e se ele se afasta sinto abandonada…tento controlar mas muitas vezes é mais forte que eu, é uma irritação que parece que consome até a alma… o pior que essa raiva é mais forte contra meu marido…não sei por que. estou procurando tratamento, pois ele não merece tanta patadas…

  • Ali Dal Conti Lampert disse:

    ÉÉ

  • Mauro Oliveira disse:

    BAH, PARECE ALGUÉM QUE EU CONHEÇO….!!!

  • Ramon Amoedo disse:

    Hoje existe tratamento, TPM não é mais desculpa para dar patada em ninguém. A culpa é da mulher que não procura se tratar

  • Milene De Andrade disse:

    verdade ! (;

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>