Home » Artigos, Família, Geral, Relacionamento

Meus pais não me deixam namorar

23 outubro 2012 Comente!       Postado por Cadu

O post de hoje, obviamente, vai para o público jovem do Diário de Casal, público esse que não é pequeno. E vamos tocar em um ponto bastante recorrente: a iniciação ao namoro. Então o tiozão aqui vai tentar explicar para vocês “novinhos” não como enrolar seus pais, mas como mostrar a eles que você está sim pronto(a) para essa nova etapa da vida.

Vamos começar com uma análise da situação: você é o filho(a) que os pais tem a responsabilidade de proteger e cuidar, é obrigação deles – tanto por posição, quanto pelo amor que eles sentem por você, e um belo dia você diz “vou namorar”. Na cabeça deles acontece mais ou menos assim “namoro que leva a encontros, que leva a desilusões amorosas, que leva a casamento, sair de casa, netos, ele(a) não está pronto (a)! VAI NAMORAR COISA NENHUMA! Essa é a reação deles, não porque são antiquados ou opressores, mas apenas porque te amam e não querem que você dê um passo maior que a perna. Solução: mostre que você pode dar passos bem definidos e no tamanho certo.

E como fazer isso? Comece não tendo uma reação negativa quanto eles negarem a permissão para o relacionamento em uma primeira vez. Tente entender e, além disso, mostrar que entende os motivos deles, que você é maduro(a) para compreender que eles se preocupam e que você está disposto(a) a aceitar e respeitar os limites impostos. Pergunte, converse, argumente, não grite, não faça birra. Você está tentando convencê-los que é adulto para um relacionamento, então deve agir como um adulto.

É preciso que eles também conheçam a pessoa escolhida, esse encontro precisa ser natural e feito de forma amigável, tanto do lado da família dele(a) quanto do lado da sua. O ideal seria um encontro das duas famílias, onde eles vão poder conversar. E, se o encontro não for possível, uma conversa por telefone é bastante razoável.

Aceite os limites impostos, afinal você ainda mora com seus pais, não é independente e precisa aceitar a autoridade deles, senão essa autoridade será imposta e aí é fato que você vai sair perdendo sempre. Limites como horários, onde se encontrar e quando voltar para casa vão proporcionar aos seus pais um controle da situação. Nada de tentar burlar as regras, se você for pego(a) vai quebrar a delicada confiança que conquistou e vai ser bem complicado começar de novo.

E, para finalizar, você precisa entender o que é um relacionamento e para o que ele serve. Eu sei que no círculo social em que você vive já deve existir namoricos, e que você também quer fazer parte desse universo, nada mais justo. No entanto, um relacionamento é mais que isso – um namoro (ou casamento, ou noivado, etc.) é uma maneira de duas pessoas andarem juntas para se ajudarem mutuamente, para que uma possa ensinar e aprender com a outra, que possa dividir o peso de problemas e a alegria das conquistas. Não se trata só de beijos e festas. Você precisa ser muito sincero(a) com você mesmo(a): se você entende realmente o que é um relacionamento, então converse com seus pais, padrinho / madrinha, e seus futuros sogros. Mas, se você ainda não tem essa visão, aguarde mais um pouco. Você não precisa queimar etapas e comprometer seu desenvolvimento emocional.

Related Posts with Thumbnails
Comente!      Postado por Cadu
­
­

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>