Home » Amor, Artigos, Relacionamento

Mudar o outro é possível?

4 setembro 2012 2 Comentários       Postado por Cadu

Qual a principal função de um relacionamento? Na minha humilde opinião, é a de nos ajudar a sermos pessoas melhores. É muito difícil se tornar melhor sozinho. O ser humano tem dificuldades em ter uma boa autocrítica e por isso nem sempre julgamos corretamente nossas próprias atitudes.

Aí entra o companheiro(a) que vai nos ajudar a evoluir, a corrigir nossos defeitos. Mas provavelmente é nesse ponto que alguns enganos começam a acontecer.

Você pode achar que ajudar a pessoa a se tornar alguém melhor é corrigir seus defeitos. Mas quem vai julgar o que é um defeito e o que é simplesmente uma característica que não gostamos naquela pessoa? Vamos exemplificar: seu amorzinho tem o mau hábito (em seu julgamento) de ser bagunceiro, sua mesa nunca está arrumada, seu armário é uma zona e ele nunca se esforça para alterar isso, não importa o quanto você insista.

Certamente você tem uma obrigação no relacionamento de torná-lo melhor nesse aspecto, mas até que ponto? Onde começa o defeito e onde começa a característica da pessoa?

Já ouvi pessoas apelarem para “se você me ama mesmo, você muda”. Esse é um triste argumento que acho, sinceramente, muito covarde. Amor é outra coisa. Amor não é mudar pela pessoa que está com você (me julguem). O amor está mais ligado a aceitar os defeitos dele(a) e crescer com isso. Provavelmente se você está tão preocupado(a) com o outro mudar por amor, é você que tem algo a aprender.

Tente ver alem do óbvio: por que ele(a) é tão desorganizado? Será falta de tempo? Ou será porque sua forma de trabalho funciona melhor assim?

Será mesmo que, para dividir melhor nossa vida com outra pessoa, precisamos rejeitar tudo o que acreditamos ser errado naquela pessoa? Se quisermos uma pessoa igual a nós mesmos, que tenha os mesmos hábitos e qualidades, como poderemos crescer com as diferenças?

Prefira ajudar quando o problema se torna óbvio, seguindo nosso exemplo: quando ele(a) não encontrar aquele documento importante no meio da bagunça, ofereça para ajudar a arrumar os papéis e encontrar o documento perdido. No final, incentive-o a manter o local arrumado. O segredo é fazerem juntos!

Se o objetivo do relacionamento é ajudar a sermos melhores, então me parece óbvio que as diferenças sejam importantíssimas para esse processo. Aceite os defeitos e aprenda a crescer com eles. Ajudar o seu amor a se tornar melhor é difícil, provavelmente irritante às vezes, mas muito recompensador. Se você tiver paciência e dedicação para com a outra pessoa, vai notar que tudo será mais fácil e, então, você vai se tornar uma pessoa melhor primeiro. Isso é o mais importante de tudo: você precisa se tornar melhor antes de querer melhorar o outro.

Related Posts with Thumbnails
2 Comentários      Postado por Cadu
­
­

2 Comentários »

  • Jacqueline Schultz disse:

    Curti bastante o post. Isso de mudar o outro é mesmo um problema…

  • ERICA disse:

    CURTI ESSE POST, POREM VIVENCIO UMA NOVA VERSÃO MINHA POR ESTAR COM ALGUÉM QUE SEM PERCEBER ME MUDA PRA MELHOR TODOS OS DIAS…..E AMO CADA MUDANÇA…. ME DESCOBRI UMA MULHER MARAVILHOSA AOS 29 ANOS!!!

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>