Home » Geral

Namoro e senhas: É saudável compartilhar TUDO numa relação?

8 abril 2011 36 Comentários       Postado por Rafael R

Não. Não é saudável, não é bom, não vale a pena e você não deveria sequer cogitar fazer isso. Claro, existem excessões, mas como regra é isso. E eu vou explicar porque você não tem que fazer isso quando estiver sendo pressionado e/ou quando pressionar alguém para ter acesso a tudo do outro. E explicar porque você pode e deve fazer isso quando é de comum acordo, quando não existe pressão pra isso.

A princípio, eu diria somente que não existe qualquer necessidade para compartilhar tudo. Afinal de contas, cada um das partes existe sozinha também e deve ter direito a privacidade. Feliz ou infelizmente, não dá pra viver somente como um casal 24h por dia, 7 dias por semana. Vai ter algum momento da vida que você vai querer ficar sozinho ou com seus amigos, fazer suas coisas e cuidar do que é seu. E isso é absolutamente normal. Ninguém pode ter a privacidade invadida e a vida controlada por alguém, sob nenhuma hipótese. E isso vai além do ciúme e confiança, acreditem.

Casal preso
É um namoro ou uma prisão?

Claro, isso tudo vale basicamente para quem tem um relacionamento saudável. Se você conversa o suficiente, prova seu amor com suas atitudes e consegue fazer feliz o seu par, sua vida não tem espaço pra esse tipo de desconfiança, necessidade de controlar o parceiro e coisas assim. Permitir que a pessoa tenha sua vida social (e, em particular, vida social na internet) é totalmente dentro do comum e altamente recomendado. Aliás, nem chega a questão de “permitir”, é questão de entender que ela já têm isso antes de começar a namorar com você e que é normal manter isso. Respeito.

Por outro lado, existem algumas pessoas que não encontram problemas nisso. Ter a senha do MSN ou do Twitter do parceiro é normal, corriqueiro, acontece naturalmente e não muda em nada as coisas entre os dois. É o tipo de atitude de quem está seguro com quem é, não encontra problemas nisso e, de certa forma, acha que é o “normal” tomar esse tipo de atitude. Se para você isso funciona, quem sou eu pra dizer que isso está errado, certo?

O problema começa mesmo é quando isso se torna uma medida de controle. Ter a senha do MSN pra saber com quem exatamente o outro anda conversando. Ter a senha do Twitter pra ver quem é que manda DM e o que diz quando o faz. Ter a senha do email pessoal do outro na tentativa de vascular os passos do parceiro, saber com quem ele anda se comunicando, saber quais as DMs foram deletadas do Twitter mas ainda estão no email na lixeira…. e por ai vai. Para esses, eu deixo aqui a pergunta: Porque exatamente você está namorando com alguém que PRECISA de controle, precisa ter a vida vasculhada, revirada e remexida atrás de alguma prova estranha e fora do padrão? Porque ficar com alguém que você não confia? Qual o sentido de estar com alguém que têm coisas a esconder?

Uma coisa é você não se importar por não ter a senha e viver bem com isso, tendo paz, podendo dormir a noite tranquilamente e acordar bem. Outra é você ter uma senha pra ficar brincando de gato e rato, onde um tenta esconder um contato, uma conversa, enquanto o outro fica caçando evidências, tentando controlar as pessoas com quem se deve falar ou não. Eu sempre acreditei que estar num relacionamento é contar com outra pessoa pra ter felicidade, dividir a vida com alguém que você ama e quer bem, poder dormir em paz a noite sem ter nada te incomodando. Se a coisa não for simplesmente boa, você está fazendo isso errado.

Então, resumindo a história: Mostre que respeita a pessoa e não faça exigências nesse sentido. Ninguém é obrigado a dividir TUDO com o parceiro, cada um merece sua privacidade e individualidade. E se vocês decidirem por bem fazer isso, que seja natural e espontâneo. Pode até ser conversado antes, claro, mas que seja sem pressão. E entenda que se o relacionamento for uma eterna busca por evidências de que tem algo errado é melhor pensar bem se vale a pena ficar nessa.

Esse post nasceu em uma conversa com os seguidores do @diariodecasal, sem os quais eu não teria os argumentos para explicar isso. Siga-nos por lá e participe das próximas discussões.

Related Posts with Thumbnails
36 Comentários      Postado por Rafael R
­
­

36 Comentários »

  • Kel disse:

    Disse Tudo!!

    Adorei o post…esclarecedor, prático e objetivo..

    Muita gente confunde numa relação, como se na vida dois, a individualidade sumisse. Já tive um relacionamento onde tinha a senha do parceiro para acessar rede sociais, assim como outras coisas pessoais, como acesso à conta e td mais, e nunca houve problemas e o objetivo nao era controle.

    Assim como, atualment estou em outro relacionamento que nao tem nada disso, cada um com suas senhas e tbm nao há grilos, nem cobranças..

    Portanto, concordo com o autor, não é obrigatoriedade compartilhar TUDO, confiança e um bom papo entre casal, resolve isso.

  • Thaisy disse:

    Compartilhar senha é a maior furada que existe!

  • Diego Fávero disse:

    Cada um tem que ter sua privacidade. Se um pede a senha do outro é porque não confia e se não confia, por que estão juntos???

  • Bibi Ribeiro disse:

    realmente… acho q cada um tem q ter a sua senha!
    vc não sai dando a senha de cartão ou qualquer outra coisa.. acredito q com e-mails, e coisas afins é a mesma coisa.. vc tá junto, mas tem coisas q vc quer conversar SÓ com seus amigos ou amigas.
    é isso ^^

    :* bjokas!

  • Juliane disse:

    Nada de compartilhar senha…casal tem que manter a individualidade e a privacidade de cada um.

  • Fran Soares disse:

    Não acho legal esse lance de casais que compartilham suas senhas com o intuito de controlar a vida um do outro.
    – Fazer limpeza do msn (tenho uma amiga que SÓ tem mulheres do msn, pq o namorado excluiu todos os homens)
    – Excluir pessoas do orkut/face do outro
    – Controlar emails
    – Vasculhar carteira/bolsa
    – Fuçar no celular
    – Fuçar no histórico do computador
    Se eu passar minhas senhas pro meu namorado com ctza não vai ser sob pressão (vai que caso aconteça algo comigo neh, ele teria minhas senhas) e tbm pq tenho ctza que ele não é o tipo de pessoa que controla (confio mto nele), e não vai sair fuçando nas minhas coisas, excluindo pessoas das minhas redes sociais.

  • Maya disse:

    Excelente post! Mas olha, isso é mais comum que o contrário (não ter a senha). Eu já discutir com amigas porque acho um absurdo,a pessoa que pede pra saber a senha é muito sem noção do que é individualidade.

    É bem conflitante essa situação, pensem comigo: se seu namorado pede e você não diz a senha,se o cara for meio surtado,vai achar que você está escondendo algo e vai ser aquele auê,então,você que não tem nada a esconder, acaba cedendo. E se não diz, é a crise!

    Não sei o que faria se me fizessem esse pedido,ainda bem que nunca passei por isso. rsrsrs

  • Ana disse:

    Não compartilhar senhas pode ser sim o ideal porém depois de um tempo de namoro ou até mesmo no começo é complicado.. por experiência própria se não se o tem o esconder não necessariamente tem que ter essa privacidade..porém confesso que essas senhas geram algumas brigas sim.. mas é a vida!
    Como a Maya disse é uma questão de confiança em primeiro plano e em segundo sim privacidade..
    Enfim quem puder que não de suas senhas.. heheee

  • tata disse:

    Gostei do post.

    O legal seria ser tranparente em tudo, mas desde que Adão e Eva tem roupas e tem de esconder um do outro, as coisas não são tão transparentes assim. As vz é melhor vc controlar quem entra no teu FB, do que deixar o outro ver uma cantada por alguem que não é importante pra vc, mas pode deixar de mau humor seu parceiro que já está triste, sei lá. Concordo com a Ana. Se puder sim, se não..pra que sofrer e fazer sofrer. A melhor coisa é
    _ Benzinho! Olha só o que eu recebi! e mostrar ali na hora o que tem pra compartilhar. Acho legal compartilhar, pedir opinião…
    amigos, são importantes, existem antes de vc namorar, casar, mas e seu ( sua) pessoa pra sempre? Ela não popde ficar pra segundo plano.
    uma dica:
    Planos, e fazer da vida a dois o encontro mais esperado de cada dia.

  • LILIA. disse:

    oii gostei muito do que eu li, atualmente vivo um namoro a distancia e descobri a senha do facebook de meu namorado que esta a 10 mil km de distancia de mim.nao revelei o segredo e comecei a vasculhar seu fb, no inicio so por curiosidade, mas depois virou uma obsessão. COMECEI A BRIGAR MUITO COM ELE, SOLTAR INDIRETAS SOBRE AONDE ELE IRIA PASSAR O FIM DE SEMANA, VI COISAS QUE NAO GOSTEI DE VERDADE, SOFRI MUITO. DEPOIS DE UMA BRIGA SERIA COM ELE DECIDI NAO ENTRAR MAIS E VIVER MINHA VIDA DAR ATENÇAO MAIS A MIM, ME PREOCUPAR COM MINHA FACULDADE. TAMBEM RESOLVI NAO ENTRAR MAIS NO FB DELE, E LEVAR EM FRENTE MINHA RELAÇÃO. ENTAO VAI UM CONSELHO PARA AS MULHERES: TENHAM MAIS CONFIANÇA EM SI MESMA, NAO DEIXE QUE O CIUMES ATRAPALHE UM RELACIONAMENTO E SE FOR A DISTANCIAS, SUA OPÇAO E FECHAR OS OLHOS E ACREDITAR NO QUE AMBOS DIZEM.

  • Julia disse:

    Olá,

    Meu namorado me passou a senha logo quando começamos a namorar e, na ocasião, eu disse que não passaria a minha e pedi que ele mudasse a dele porque realmente não acho isso saudável.

    Ocorre que eu sou muito inseguro e já acessei a conta dele algumas vezes (especificamente 3) escondida. Isso me faz sentir muito mal, gostaria de não saber a senha dele, entretanto algo maior toma conta de mim fazendo eu entrar no tal perfil e vasculhar.

    O que fazer? Ter uma conversa sincera, contar tudo e pedir pra ele mudar a senha ouuuuuuu ficar quieto e exercitar o auto-controle?

    Beijinhos

    Julia.

  • Rafael R (author) disse:

    Julia, o ideal é deixar claro tudo e se puder conversar com ele será melhor, vai que bate outro pico dessa tua insegurança né? Não custa nada abrir o jogo nesse caso, ainda mais sendo algo que te incomoda.

  • Mozila disse:

    Eu acho saudavel, principalmente quando não se tem nada a esconder do outro…Ter acesso a senha de e-mail ou outro parecido não segnifica que vai tirar a privacidade do seu par, até mesmo porque não dá pra ficar 24hs investigando a vida do seu parceiro, ah não ser quando este não tem nada pra fazer ai também já seria força a barra. Mas quando o relacionamento é saudavél, tem confiança entre as partes, não tem o que temer ou esconder algo para o outro, não vejo problema algum de ambos terem acesso a senhas.

  • Julianne Correia disse:

    Hummm

  • Fabiano Magalhães de Mesquita disse:

    Concordo, gostei…

  • Luciano disse:

    Boa Noite
    Otimo Post

    Privacidade x limite x confiança? Ou Desconfiança x Insegurança x Controle?

    Não acho saudável uma relação você não ter sua pessoalidade, que você tem que dar suas senhas ou ter acesso ao seu celular mesmo sendo “consensual”. Namorando ou Casado existe o eu e exite o ela, eu sou uma pessoa e ela e outra, cada um tem sua individualidade, se engana a pessoa que pensa “mesmo se eu tiver a senha dele do facebook “olhar” o celular dele, atender as ligações para ele, “olhar os e-mails dele” ele ainda tem individualidade”. E sinceramente não sei como uma pessoa não se sente mal quando entra na conta de outra para ficar INVESTIGANDO.
    1º Falam muito: “se não tem nada a esconder por que não mostra ou porque não posso ter sua senha”, mas ai que esta uma palavra pouca conhecida para quem cita esse tipo de frase CONFIANÇA. Primeira palavra DESCONFIANÇA
    2º Se diz que confia porque quer a a senha de FB e-mail …???, quer só para saber??? Porque se diz que confia não vejo nem um motivo a pessoa entrar no e-mail ou FB de outra pessoa mesmo tendo a senha. Segunda palavra INSEGURANÇA.
    Esse tipo de “obrigação” que pessoas COBRAM de seu parceiro as x gerando até briga não e nada mais que desconfiança e insegurança, pois todos têm o direito de ter privacidade.
    Se alguém quer trair não será porque a outra pessoa tem seu e-mail ou FB que ela não vai trair.

  • Rosane Ramos disse:

    Muito bem colocado, essa situação acontece sempre

  • tati disse:

    eu e meu marido tinhamos face ai entrei no dele e descobri um monte de coisas que ele fazia longe de mim . se encontrava com outra . ai esclui o meu e o dele . agora ele quer fazer outro o que eu faço

  • GUINA disse:

    É AMIGOS,FALANDO EM DIVIDIR TUDO FUI TENTAR SER LEGAL COM MINHA NAMORADA E ME DEI MAU… COLOQUEI UM DINHEIRO NA CONTA DELA E ESSE DINHEIRO EU NUNCA MAIS PUS Á MÃO… ESTOU ENDIVIDADO ATÉ O PESCOÇO E COM DINHEIRO GUARDADO É DURO.

  • Iara disse:

    Adorei o post !

    Eu passo exatamente por isso , o meu namorado é mt possessivo, ele tinha a minha senha atem ontem a noite , mas quando eu começava a conversar com algum cara no face ele logo se metia e dizia que estava de saida se passando por mim , e isso eu n admito ate que entao eu mudei a minha senha e agr ele vive pegando no meu pé dizendo que eu estou escondendo algo dele que eu nao confio nele e td mais … Hoje mesmo ele me pediu uma prova de amor que seria excluir meu facebook ! Ele é doooido nao é possivel , eu nao posso excluir ate pq tenho mt coisa nele nao so contatos mas sim trabalhos .. e ele nao pensa nisso .. mas enfim , ta ai gente naaao passem suas senhas pelo amor de Deus , isso apenas causa mais problemas , eu me arrependo plenamente de um dia ter dado a minha senha e vice versa.. Por experiencia propria NUNCA PASSEM SUAS SENHAS , só se vc confiar muito no seu namorado e ter certeza que ele nao é possessivo assim como o meu rs FICA A DICA galera !!

  • Bruno Brown disse:

    Clessia Souza tem todas as minhas senhas, Facebook, MSN, E-mail e até bancárias rsrsrs

  • Clessia Souza disse:

    HAHA,

  • Bruno Brown disse:

    E eu não tenho nenhuma sua…

  • Marcelo Silva disse:

    Minha namorada diz que quer privacidade.eu tinha todas as senhas dela…e uma vez entrei e ela reclamou….sabado entrei e vi na lixeira dela que ela se comunicava com homens, casais e até um mulher na camera…pedindo que eles se marturbassem pra ela e ela se masturbasse pra ele,, neste caso o casal..e pediu pra ver a mulher na camera e quando a mulher disse nao ter camera, minha namorada disse:" que pena"..peguei isso..mostrei pra ela..e ela disse que se eu pedisse ela me falava, disse que eu invadi a privacidade dela,..eu entendo e admito,, mas se as conversas estavam na lixeira e eu restaurei..como ela iria me falar se eu perguntasse..se nao quer esconder então nao apaga….o que vcs acham sobre isso ? ( só um parenteses – ela diz que me ama e sempre demonstra isso e eu tb amo muito ela)

  • oioioi disse:

    A questão não é ela, mais sim por acaso outros… tambem ela,
    Mais ciumes é normal, todo mundo tem..
    E homens como maoria passam sua senha, e nao recebem em troca a senha dela, é normal pensar o porque ela nao quer passar a senha???? se nao tem algo de mais, ela nao teria motivo de esconder… pois sua privacidade nao seria só sua privacidade, mais sim privacidade do casal…
    maiso importante é ter um relacinamento com confianca, e um relacionamento feliz, só nao deixem que issooo possa possivelmente estragar um relacionamento, se ela quer passar tente entender, e esquecer, por mais dificil que seja… se ele quer sua senha, e vc nao tem nada que possa mostrar risco pra vcs, nao precisa ficar escondendo sua senha, fazendo um pequeno ato que nem chega a ser um sacrificio…

  • Patricia Alves disse:

    Se vc ama, vc confia e se vc confia não há motivos para investigações!

  • Adriele Barros disse:

    kkkkkk

  • mrresse disse:

    E quando a pessoa “descobri” a tua senha a passa a vascular sua vida, encontra um conversas suas com amigas (amigas de verdade) e termina ctg por SMS?? Reclamar pq vc adiciona meninas no face?? Ficar desconfiada pq vc olhou para outra menina??
    Exigir senhas de qualquer coisa é pura insegurança, desconfiança e controle como foi dito acima. Meus pais são casados a anos e nenhum tem a senha do email do outro. A única pessoa que sabe todas as minhas senhas é minha irmã, caso algo aconteça cmg.
    Acho um absurdo namorados (as) que exigem senhas e quem saber tudo da vida da pessoa, as vezes teu amigo te conta um segredo e a metida vai lá e ve, coisa tua e do teu amigo, que vc não precisa contar para sua namorada.

    As únicas pessoas que devem saber tudo sobre sua vida e olha lá, são seus pais e irmãos, pq eles vão ser sempre seus pais e irmãos, não importa o que aconteça.

  • May Guitarrista disse:

    Pow eu tenho certeza que quem não deve não teme. Compartilhar as coisas numa relação não quer dizer que seja invasão de privacidade. Minha opinião.

  • susana disse:

    Quem quer partilha quem nao quere nao partilha, a realidade é que o facebook estragou muitas relações e continua a contribuir para divorcios. Quando nos casamos e escolhemos um regime de bens, esse mesmo regime diz que as coisas sao para ser partilhadas, entao ao meu ver a melhor solução é criar uma unica conta para os dois caso os dois concordam e estabelecem regras para essa mesma conta. Se partilhamos a mesma cama, a mesma cosinha, o mesmo banho, o mesmo cartao visa porque nao compartilhar o face e outras redes sociais. Cada um é livre de fazer o que quer, mas as redes sociais sempre sao um problema nas relações mais tarde ou mais cedo causam sempre problemas. Haver uma unica conta é bomm desde claro que haja regras que devem ser respeitadas por ambos.

  • Joana disse:

    Eu concordo com todas as opiniões sobre não se invadir a privacidade, também acreditava que confiar é a cima de tudo e todas esses bla bla blas que escreveram aqui. Porém aconteceu uma situação comigo que me fez mudar toda esse tipo de ideia.
    A alguns meses de me casar, estava em uma noite tranquila e feliz em minha casa, tinha acabado de conversar com meu noivo e contar sobre todos os planos do nosso futuro. Pouco antes de ir dormir, fui abrir o aplicativo do google chrome que tem no meu celular e percebi que tinha mais de 21 guias aberta, fui fechando uma por uma e me deparei com o facebook do meu noivo aberto. Na hora não resisti, ja fui direto nas conversas onde li ele comentando e rindo com um amigo dele sobre uma saída que ele teve escondido de mim, me pergunto, se não tem nada a esconder porque mentir, certo?
    Não aguentei a raiva e fui questioná-lo, quase acabamos o noivado!
    Depois de esperar a raiva passar, fomos conversar e ele disse que ja tinha feito isso 2 vezes e não tinha intenção de me contar, mas que percebeu que isso é uma bobeira pois ele so tinha saido com alguns amigos e que não vai arriscar nosso noivado por uma saída.
    Tudo bem, acredito que as pessoas devam ter seus momentos “a sós”, mas isso não é necessário que seja feito as escondidas e a base de mentiras com a outra pessoa, ou seja, se eu nao tivesse “invadido a privacidade” ele estaria saindo até hoje escondido de mim porque nunca teria sofrido as consequencias de uma mentira. HOje não, hoje pra todo canto que ele vai é verdade, pelo menos ainda não descobri o contrario.
    Então o controle da vida alheia pode ser ruim e sufocante, mas a total liberdade também, na minha opinião, não é bom, porque as pessoas as vezes arriscam tudo sem saber das consequencias que pode acontecer.
    Então agora pergunto, na minha atual situação, eu devo deixar a privacidade do meu noivo ou pedir de vez as senhas? Pois na minha cabeça eu penso que, se eu nao tivesse lido, estaria vivendo a base de mentiras até hoje.
    E aí, o que tem para me dizerem?

  • Paty disse:

    POis é eu tive uma experiencia onde fui obrigada a ter minha privacidade invadida! Alem dele entrar no meu email me fez perder todos os meus contatos cancelando meu email, facebook. O pior que depois disso td ainda voltamos e terminamos diversas vezes. Ele é uma pessoa extremamente didicil desconfia ate da propria sombra! Vive brigando com os pais dele so ele tem razão td tem que ser do jeito dele, implica c meus amigos c isso me afastei de todos! Vasculha meu celular conversas no whatsappp ver com quem eu estou falando! Apesar disso td não consigo me libertar dessa relação sempre acabo cedendo e voltando! Alguem pode me ajudar se devo insistir nesse relaciomanento sera que tem salvação, ou mudanças ou ele nunca mudará?

  • pamella silva disse:

    meu namoro nao quis passa a senha do face dele
    E ele falou q si eu nao confio nele
    axo q ele quis dizer q nn tem precisão de um ter a senha do outro maiis as vezes fico com puga atrás da orelha sobre o whts nunka pedi pra ver to certo ou deve ver msm?
    Acho q ele deve deixa ver mais sem a senha um do outro
    cmo falei nunka pedi pra ver mais acho q vou pedi pra ver
    Oque eu faço? ?????????????????

  • Lana disse:

    Bando de hipócritas! Os que falam que não precisam da senha são os que não tiveram fortes decepções ainda. Segurança vc tem é qnd Vê q realmente a pessoa não ta fazendo nada de errado, não precisa vc mecher em nada dela, ou se passar por ela ou excluir quem quer q seja da rede social dela nem vigiar 24hrs, só precisa saber q vc pode ver, sem receios. O ser humano erra e muito. Quando vcs forem decepcionados mudarão de opinião rapidinho. Individualidade num casal é diferente de esconder a vida social virtual pro próprio parceiro, se ta em casal não ta solteiro.

  • marcelo disse:

    eu nem precisei pedir isso me foi dado de livre e espontânea vontade e eu fiz o mesmo.

  • ANTONIO disse:

    PENSO QUE ENTRE UM CASAL NÃO PODE HAVER SEGREDOS PRINCIPALMENTE NAS REDES SOCIAIS. SE NÃO MAIS CEDO OU MAIS TARDE VOCE SE DECEPCIONARÁ CM O SEU PARCEIRO.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>