Home » Dicas, Relacionamento

Não escolha estar certo, escolha ser feliz!

18 outubro 2013 Comente!       Postado por Carol R

Muitas vezes em nossas vidas nós colocamos a felicidade diretamente fora de alcance. Eu ouço pessoas reclamando, dizendo “Eu nunca vou ser feliz” e “Felicidade existe, só não foi feita pra mim”. Infelizmente estas declarações são os sintomas do problema. A felicidade não está fora do alcance, nós só colocamos ela lá devido a outras coisas, muitas vezes menos importantes, que ficam em nosso caminho.

Por exemplo, observemos a maneira como um casal x se comunica enquanto estão discutindo. A comunicação deles é marcada por um contradizendo o outro. A culpa é jogada por todos os lados, e o Senhor X sempre insiste que o seu ponto de vista é o certo. Senhor X está escolhendo ser infeliz e talvez nem perceba. Ele escolheu ser a pessoa com a razão, ao invés de trabalhar em função da tranquilidade entre ele e sua esposa. Enquanto ele se sente no seu direito de estar certo, sua esposa agora sente raiva, está chateada e com certeza infeliz. Sua infelicidade eventualmente vai acabar afetando à ele, já que eles estão juntos por um longo período de tempo. Talvez os dois se sintam muito pior depois dessas argumentações, mesmo que ele sempre saia ganhando.

discussao

Se a vida fosse somente sobre ganhar uma discussão, uma pessoa que tem sempre a razão certamente teria “vencido na vida”. Isso vai servir um pouco de consolo para quando a pessoa olhar pra trás e ver como fez mal para si mesmo e as pessoas ao seu redor. Nós muitas vezes nos apegamos à emoção dos argumentos e este sentimento de “estar certo” acaba predominando no calor da discussão. Ganhar o argumento torna-se mais importante do que os sentimentos da pessoa com quem estamos discutindo.

Mas o que exatamente a pessoa “ganha”?  Realmente vale a pena ter a razão? Você se sente melhor ou pior sobre si mesmo depois de uma discussão dessas, ganhando ou perdendo?

A maioria dessas discussões são em última análise inúteis, sem sentido e com pouco ou nenhum significado real na vida à dois. Ao escolher discutir ao invés de escolher ser feliz, você está definindo o seu próprio curso. Os dois são mutuamente exclusivos, eu nunca conheci duas pessoas que estavam realmente felizes enquanto discutiam.

Mas o que dizer quando a discussão é realmente importante?

Às vezes, uma discussão é relevante e as soluções devem ser descobertas ou então o problema vai se acumulando e crescendo. Isto significa que, inevitavelmente, ambas as partes devem se comprometer de alguma forma. É importante as pessoas escolherem direito seus argumentos e devem continuar priorizando a felicidade ou tranquilidade da vida à dois. Isso é mais difícil de conseguir do que a maioria das pessoas imagina ou acredita. Discussões sobre hábitos pessoais, fazer tarefas cotidianas ou se lembrar de pegar algo não são importantes. Elas são um desperdício de tempo, uma fonte de tensão constante e desnecessária, e provavelmente vai causar sentimentos mais fracos do que soluções de problemas.

Tire um tempo à parte para discutir estas pequenas coisas, não fujam do assunto abordado inicialmente.

Aprender a aceitar as coisas diferentes de como você gostaria é uma forma de crescimento pessoal, significa cuidar da felicidade da outra pessoa e da sua também, fazer um esforço para tentar mudar. Não vai ser sempre fácil , e as primeiras vezes serão bem difíceis.  Mas quanto mais você aprender a deixar as pequenas coisas da vida de lado, mais em paz e mais feliz você será.

Comece hoje… Escolha felicidade a estar certo!

Related Posts with Thumbnails
Comente!      Postado por Carol R
­
­

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>