Home » Geral

Não tem nada de errado em terminar um relacionamento

14 outubro 2012 8 Comentários       Postado por Cadu

Algo sempre muito difícil é saber a hora de terminar. Não estou falando exatamente de terminar um relacionamento, mas de saber a hora em que ele terminou e que você tem que partir para a próxima. Já escrevi aqui sobre como reconquistar, mas hoje vamos falar do contrário: o momento de saber parar.

É muito comum depois de um término as pessoas tentarem reatar o relacionamento. Isso acontece basicamente porque as pessoas querem apenas lembrar-se dos momentos bons. Algo muito comum, afinal, ninguém quer ficar remoendo as brigas e as discussões. Então, naquele dia solitário em que você está sozinho em casa, você começa a lembrar dos seus bons momentos com ele(a), do que passaram, das coisas divertidas.

Um comportamento absolutamente normal. Você olha para aquele presente, escuta aquela música, aquele momento bom vem à mente e você logo pensa em enviar aquela mensagem, ou fazer aquela ligação. Isso porque sentimos falta, sentimos falta dos bons momentos e isso gera nostalgia. Não existe nostalgia dos momentos ruins, por isso não pensamos neles.

Será que tudo tem que ser para sempre?

Mas não existe nada de errado em um relacionamento que se encerra. Claro, é frustrante e muitas vezes doloroso, mas precisamos ter a consciência de que tudo termina, tudo tem um fim, tudo um dia acaba. Civilizações já pereceram, mundos, e você um dia também vai perecer. Devido ao mito do “amor para toda vida” ou do “amor que resiste a tudo” é que geramos expectativas de um relacionamento que se prolongue até a velhice. E quando essa expectativa é frustrada sentimos a dor de um “fracasso”.

Mas será que realmente isso foi um fracasso? Vamos pensar em um feliz relacionamento de, digamos, dois anos. Vocês se amaram, se apoiaram e depois desses dois anos começaram as brigas, as discussões e o fim. É claro que dois anos não foram jogados fora, ajudaram um ao outro a crescer e se tornarem melhores (assim espero) e um dia isso acabou, não importa o motivo, se um dia terminou é porque tudo termina e um dia esse relacionamento também pode chegar ao fim.

É preciso entender que esse fim chega para todas as coisas, que o amor também é algo finito (ou eterno enquanto durar) e que quando termina não é o fim do mundo. Muitas vezes, as pessoas simplesmente não querem aceitar isso e tornam tudo ainda pior, fazem com que aquelas boas lembranças sejam sufocadas por insistentes tentativas de reconquistas e aquela pessoa que um dia foi querida passa a ser um incômodo. É nesse momento que não lembramos dos antigos momentos ruins, mas, começamos a criar os novos momentos ruins que sufocam as boas lembranças do antigo relacionamento. Por isso as pessoas costumam falar com rancor e mágoa dos antigos relacionamentos. Mas não é a maneira mais saudável de encarar a o fim de uma fase.

Quando suas investidas não rendem frutos, quando você percebe que é hora de seguir em frente, antes de se tornar um incômodo, enquanto você ainda é uma boa lembrança, essa é a hora de parar e seguir em frente. Isso não é desistir, é saber que acabou e continuar. A vida possui fases, reconhecê-las é característica das pessoas emocionalmente inteligentes.

Related Posts with Thumbnails
8 Comentários      Postado por Cadu
­
­

8 Comentários »

  • Diego Fávero disse:

    Excelente texto, Cadu, parabéns!

  • Arlene Gonçalves Trindade disse:

    Texto top, digno de ser lido mil vezes!!!!!

  • Gisela Meireles disse:

    Curtiiiiii =)

  • helio mota disse:

    bom….concordo que tudo tem um fim! mas…nem sempre deve ser assim….se as coisas mudam..elas tambem podem voltar,podem assumir um novo rumo,um novo relacionamento partindo velho. talvez os dois estejam confusos,talvez o fato de estarem muito tempo juntos pareça que os sentimentos, se dissolveram…..estamos em constante mutaçao…indo e vindo….mudando de opiniao a todo instante.acredito que um antigo amor pode ser restaurado em, renovado em um novo amor……pq o AMOR E ETERNO.! o resto e so uma paixonite…que explode, seja na adolescencia,ou em qualquer idade…na grande jornada de encontrar o AMOR.asvezes morremos sem achar,as vezes achamos e nao podemos vive los……mais o amor estar la….continua nao muda…..pq se mudar nao e amor…

  • Arlene Gonçalves Trindade disse:

    Eduardo Moreeira, vale a pena!!!

  • helio mota disse:

    AMOR…… nao e mito nem ficçao para ser tratado levianamente. nao se pode passar dois ou tres anos com alguem…e de maneira inglesa,chegar para pessoa que diz que amou tanto….minha querida…nos amamos muito,vc foi o amor da minha vida….mas acabou……nao como nos filmes nem nos livros…mas e real..o amor existe….so precisa ser encontrado1 ele e como um tesouro,um diamante bruto….vc quem tem que lapida lo…para que el mostre o seu brilho. o mundo estar infeliz…pq as pessoas se acomodaram…nao procuram mais,nao sao mais romanticas….ficaram praticas demais..partindo de um relacionamento rapido para outro…..onde no fundo…o grande medo e de AMAR. PARA QUE AMAR SE PODE TRANSAR COM QUATRO OU CINCO EM UM ANO… e isso ae….fui.

  • Gisela Meireles disse:

    Amigo Cadu, como sempre arrasou!!! "A vida possui fases, reconhecê-las é característica das pessoas emocionalmente inteligentes." #Fato

  • Alessandra disse:

    As coisas acabam sim, fato!
    Acho q é preciso terminar sim, o quê eu condeno é todo o percusso que percorremos até que o fim aconteça.
    Se as pessoas tivessem consideraçao e um pensamento menos egoista e unilateral, as coisas seriam discutidas e resolvidas sem precisar virar um drama.
    Falta bons conselhos na cabeça de cada um q pensa em terminar, é procurar boas pessoas para conselho, e principlamente lembrar que a pessoa q ele vai terminar não é uma simples pessoa, é sim alguém q dividiu anos com ela e MERECE respeito e feedback.

    Ou seja, os términos não são o fim de uma vida…são o recomeço de outra, e não precisamos deixar a outra pessoa em frangalhos para se virar em construir outro rumo, não é leal.

    Abraços,
    Ale

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>