Home » Coisas dela

O primeiro item do enxoval a gente nunca esquece

13 janeiro 2011 7 Comentários       Postado por Mayara Godoy

* com Rose Carreiro

Sempre achei essa coisa de enxoval muito arcaica. A ideia em si me remetia àquelas mulheres de séculos passados, cujo único objetivo de vida era arrumar um bom marido. Para isso, tinham de ser prendadas, saber cozinhar, fazer crochê, tricô, bordado, e todas essas coisas das quais boa parte das mulheres de hoje em dia (tipo eu) não tem a menor noção. E quando se conseguia um bom moçoilo para casar, era a hora de preparar o enxoval. Naqueles tempos, era tudo feito manualmente mesmo. A noiva e as parentas costuravam e bordavam tudo à mão: desde a cortina, até a colcha da cama do casal, passando pelos tapetinhos da cozinha.

Porém, como nessa vida a gente sempre paga a própria língua, um dia a gente resolve casar também. E é aí que surge a necessidade de começar a compor um enxoval. Até esses dias atrás, eu me recusava a começar a comprar potinhos, jogos de panela, lençóis e outros infinitos artefatos dos quais uma casa precisa. Afinal, eu não estou de casamento marcado – embora a ideia esteja bem adiantada. Mas, eis que sou convidada a ser madrinha do casamento de uma amiga. Aí, tenho a brilhante ideia de chamar minha mãe para ir comigo, me ajudar a escolher um presente.

Estava tudo transcorrendo muito bem, eu me deliciava analisando todos os artefatos da loja, e me torturava pensando em qual daria de presente para a minha amiga-comadre, até que minha mãe me chama para me mostrar alguma coisa. E é nesse momento que a vida da gente muda. Era uma toalha de mesa linda, rústica, simples e delicada ao mesmo tempo. Bordada a mão com fitinhas mimosas, com delicados detalhes em crochê. Me apaixonei instantaneamente e considerei comprar a toalha de presente para a noiva. Porém, como toalha é uma coisa muito particular, e eu nem sei se ela tem o hábito de enfeitar a mesa da casa com esse tipo de coisas e se isso combinaria com a decoração dela, fiquei balançada. Eu amei a toalha, não podia deixar de levá-la, mas ao mesmo tempo não sabia se seria um bom presente. Então, minha querida progenitora dispara a solução: “compra para o seu enxoval!”.

Imediatamente, parecia que o chão havia fugido dos meus pés. Meu enxoval? Como assim? Mas eu nem sei quando vou casar! Havia algum tempo que as pessoas brincavam, falando que tal coisa deveria ir para o meu enxoval. Mas como eu achava um passo muito adiantado, eu ria e deixava para lá, afinal, começar um enxoval não é simples assim. Antes de tudo, você precisa saber que cara sua casa vai ter. Ela vai ser clássica, rústica, moderna e colorida, meiga? Dessa decisão depende a escolha desde o lixeirinho do banheiro até as xícaras de café. Mas, realmente, quando eu olhei para aquela toalha eu consegui visualizá-la na minha casa. A minha casa, que não tem nem endereço ainda, não tem nenhum móvel. Mas já tem uma toalha de mesa.

Em situação semelhante – porém totalmente diferente (dá pra endender?) – da minha, está nossa amiga Rose Carreiro, cujo relato também vale a pena:

Eu já tive um enxoval antes do meu atual. Aliás, era uma prévia apenas, afinal eu não acreditava muito que me casaria em breve e eu tinha apenas um conjunto de talheres e algumas tigelas. Quando meu então namoro acabou, minha mãe levou os talheres pro bar da família. As tigelas ficaram lá, até que eu comecei a namorar o Rogers e resolvi vir pra Londrina. Dei as tigelas pro bar também e vim sem nada.

Como eu ia morar na casa dos meus sogros, não precisei de muita coisa, apenas roupa de cama e de banho até agora foram suficientes. Mas eu e meu noivorido resolvemos começar nosso enxoval.

Comecei novamente pelos talheres, com um conjunto de cabo laranja e transparente que encontrei nas Lojas Americanas, que não tinha nada a ver com a cozinha que eu imaginava, com itens vermelhos… mas como era o mais bonitinho, levei assim mesmo.

Eu e o meu digníssimo somos aficcionados por supermercados. Frequentamos quase que diariamente o Super Muffato e, dia desses, topei com uma frigideira com tampa. Falei tanto da tal que o Rogers acabou comprando e me deu. Chegamos em casa e entao eu li o nome: “Panela Wok” – pra vocês verem como eu entendo de utensílios domésticos.

Como cada peça do meu enxoval tem uma estória, faz uns dois meses que, na correria matinal pra me arrumar, liguei o ferro de passar roupas da minha sogra na tomada e pof!, o bichinho queimou. Lembro que na época eu havia ganhado um vale-compras na agência onde trabalho, e resolvi que iria usá-lo pra repor o bendito ferro queimado. Qual não foi minha surpresa ao chegar em casa e ser informada de que o outro havia sido consertado?! Conclusão: ganhei um Black & Decker. E, assim, vou montando esse quebra-cabeças doméstico que é o enxoval.

E você, já começou a montar seu enxoval? Foi tudo planejado, ou você começou por acaso? Qual foi o primeiro item que você adquiriu para a casa? Compartilhe sua experiência conosco!

Related Posts with Thumbnails
7 Comentários      Postado por Mayara Godoy
­
­

7 Comentários »

  • Aline disse:

    Que engraçado, eu tive uma situação parecida com o texto hoje.

    Eu não estou com o casamento marcado, mas sei que vai acontecer em 2012, e hoje vendo o que eu poderia trocar com meus pontos em um site, vi um faqueiro lindo completo para 12 pessoas que eu posso trocar com os meus pontos. Só não fiz a troca porque eu e meu noivo combinamos de comprar as coisas juntos, mas eu achei o faqueiro lindo, tenho quase certeza que ele vai ser o primeiro item do meu enxoval…

  • Diego Fávero disse:

    O primeiro item eu não lembro, mas foi delicioso comprarmos juntos, escolher cores, estilos, etc. Montar sua casa com os itens de seu gosto é maravilhoso! Uma sensação gostosa de nova vida, novos desafios.. de tudo àquilo ser seu.

  • Tônia Werste disse:

    Quando eu fiz 15 anos eu ganhei uma toalha toda bordada a mão, que todo mundo que viu disse: guarda essa pro teu enxoval.

    Eu detestei a toalha, era branca com bordado rosa. Eu sempre detestei rosa e nunca usei branco. Eu realmente guardei a toalha, mas obviamente não será pra enxoval algum.

    A primeira coisa que eu compraria pra minha casa seria um bom chuveiro, edredon, um modem pra ter internet no note e um cachorro. Aliás, nem preciso de marido.

  • Patrícia Alves disse:

    Nossa, isso é muito engraçado.
    Sempre achei que não casaria. Simplesmente pensava que casamento era algo que não aconteceria comigo. Comecei a namorar e em julho de 2010 meu namorado resolveu me pedir em casamento. Bom, começamos a usar alianças e etc. Até então aquilo ali não representava muito, pois nunca sonhei em colocar aliança antes de casar, mas quando ganhei meu primeiro pano de prato de uma tia e ela me falou que era para o meu enxoval ai minha ficha caiu. Fiquei assustada mas ao mesmo tempo feliz pois vi que tinha chegado o meu momento. Passados alguns meses, meu enxoval está começando a ficar mais incrementado e confesso que estou achando isso tudo muito delicioso.

  • Guilhermina disse:

    Bem, comecei a montar meu enxoval depois de ficar noiva.
    eu namorava faz tempo, conversamos várias vezes sobre casamento e definimos algumas datas, que a principio estavam longe, rs!
    dai noivei e me assustei que faltavam 2 anos pro meu casamento e nao tinha nada, nada mesmo!!! me deu vontade de sair correndo e comprar tudo… mas me acalmei e pensei, eih é a minha casa tenho que comprar tudo perfeito, que combine comigo e com ele, e que seja bom e confortavel. até ai nem sonhava com cores e formas da minha casa.
    Num belo dia passeando pelo ml (mercado livre) me deparo com um saleiro e pimenteiro lindos, preto e branco, super fofinhos (de fantasminhas) e sem pensar comprei e esperei chegar em casa! depois de ve-los tive a certeza que a minha cozinha seria preta e branca, foi como um “click” uma coisa guardade em mim que despertou.
    a pertir dai compro uma coisinha a daca mes, estou a um ano e as vezes me desespero de faltar tantoa coisa, rs! mas a cada coisa comprada é uma nova conquista e viajo imaginando minha casa montada.

  • Kaah Magnoo disse:

    Bem, o meu enxoval começou por um conjuno de panelas de tampas de vidro… Amei, o segundo foi um conjunto de copos lindos e uma linda bomboniere, esses são os meu 3 primeiros itens para minha casa que eu nem imagino ainda como será. bjos pra vcs

  • Keilla Macedo disse:

    A um mês atrás, nos preparativos para ceia de natal, me responsabilizaram pela sobremesa, decidi então que eu serviria a sobremesa em copinhos de vidro tipo shot ou pinga, como nós não tínhamos esses copos, tive que comprar um jogo, daí quando passou, minha mãe me entregou os copinhos e mandou eu guardar pq ela não queria kkk.

    Mas como assim? Nem data marcada nós temos, e só vamos casar daqui a uns 3 anos… Mas pra falar a verdade uma das metas de 2017, é eu começar a comprar meu enxoval, acho que é uma forma de ficar menos ansiosa kkk.

    Um beijo a todas as noivinhas ansiosas de plantão! :3

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>