Home » Relacionamento

Poderia o ciúme acabar com o relacionamento?

27 março 2009 26 Comentários       Postado por Rafael R

Coração e o ciúmeDefinitivamente, eu sou uma pessoa ciumenta. Sempre foi assim, desde que tive meu primeiro relacionamento. Talvez eu não seja exagerado em relação a isso, já que nunca discuti na rua, nunca briguei de forma mais séria por isso, mas já fui pra casa nervoso a ponto de ir sentido zona sul (eu moro na zona norte) e só perceber o equívoco quando notei que já tava perigosamente próximo de uma favela que eu sequer sei o nome. O fato é que em qualquer tipo de relacionamento, o ciúme sempre vai ser algo presente, quer a gente queira ou não. Qualquer pessoa no mundo que já teve um relacionamento pode nos contar uma história relacionada a isso, e infelizmente nem sempre as histórias têm finais felizes. Recentemente mesmo, podemos citar o caso do Janken, que acabou desferindo golpes de faca contra a ex-mulher, deixando seu filho orfão de pai e mãe, já que provavelmente ele vai ficar preso por algum tempo. Fatalidades de lado, até que ponto o ciúme é bom ou ruim? Como fazer pra controlar o ciúme? É possível viver inseguro e enciumado o tempo todo? O lado feliz dessa história é que, com o tempo, eu aprendi a controlar o meu ciúme. E o lado infeliz é que o máximo que posso fazer por você é tentar explicar algumas coisas, já que não existe receita mágica contra isso.

O ciúme bom

Demonstrar o ciúme é bom e passa uma sensação de carinho, de cuidado. Faça perguntas que satisfaçam sua curiosidade, mas não passe dos limites. É normal se preocupar com quem a gente gosta da mesma forma que é normal sentirmos isso de vez em quando. A única coisa que deve te preocupar é que ciúmes demais acabam desgastando o relacionamento, e depois que isso acontecer a coisa pode não ter volta. Evite chegar ao limite, controlando-se. Lembre-se sempre que se a pessoa está com você é porque ela te ama. Não tenha dúvidas disso, mas se tiver, pergunte a ela. É fácil.

O ciúme ruim

Ninguém gosta de gente desconfiada demais. Ainda mais quando você tem a cabeça tranquila por não ter feito nada que não deveria. Entenda que você namora a pessoa mas não é dona dela, não pode nem deve querer controlar todos os seus passos. Cada um tem a sua própria vida, independente da relação, e isso deve ser respeitado sempre. Por mais difícil que seja perceber isso, depois que você acordar pra esse detalhe, ficará bem mais fácil se controlar em situações que antes fariam com que você perdesse completamente a cabeça e a calma. Você está com alguém que te ama, lembre-se sempre disso.

Nem mais, nem menos, ache o equilíbrio

Cada pessoa tem um ponto de equilíbrio, o que naturalmente já torna mais difícil você achar alguém que tenha o mesmo equilíbrio com as coisas que você. Mas se querem construir uma relação bacana, sem desconfianças, sem armadilhas, procure o equilíbrio nesse quesito também. Se por acaso perceber que seu parceiro/a está pegando pesado demais, dê a dica. Se for você quem está pegando pesado, repense suas atitudes. Posso garantir, sem conhecer você, que não vale a pena por tudo a perder por causa de ciúmes. Até porque, meu amigo, depois que tudo acaba… ai não adianta mais chorar, né? Abra os olhos.

Participe deixando sua história de ciúme, como você conseguiu controlar o seu, como você conseguiu controlar seu parceiro. Essa discussão pode ser interessante pra muita gente.

Related Posts with Thumbnails
26 Comentários      Postado por Rafael R
­
­

26 Comentários »

  • disse:

    Há algum tempo eu fiz um post sobre ciúmes tambem no meu blog ( http://kallygraphia.wordpress.com/2008/12/14/mas-eu-me-moooordo-x/ ) e tentei dizer algumas coisas.. complicado porque só o ciumento sabe o que sente e o pior: tem dificuldade pra controlar na hora… mas é possivel.. a gente amadurece, o relacionamento amadurece, a confiança cresce e o amor se fortalece… com essas coisas o ciumes de insegurança se torma um ciumes de cuidar: algo saudável… mas nao é facil nao ;) eu mesma quando acho que to tranquila (afinal tenho um relacionamento seguro, com mta confiança, amor, maturidade e respeito) as vezes tenho umas crises de ciumes tão bobo… :/ me arrependo depois, quando consigo olhar serenamente pra situação… mas na hora meio que escure tudo né? :) tem umas dicas legais la no post tbm.. mas é bem o que voce disse, Rafa… e disse tudo: VALE SEMPRE LEMBRAR QUE A PESSOA QUE ESTÁ COM VOCE TE AMA.. e isso é tudo!

    bom fim de semana :*

  • Marco Aurélio disse:

    Ciume é desconfiança e sempre existe quando nos sentimos ameaçados, sinceramente, pra mim se não posso me sentir bem com uma pessoa, se não posso ficar perto dela sem sentir desconfiança então melhor nem começar a namorar.

  • Matheus disse:

    Pena que a faixa do equilibrio é muito fina né ? Auehaeueha ! Mas é a vida. Vivendo, convivendo e aprendendo. Não é fácil lidar com isso. Já escrevi a respeito no nosso blog…

  • Diego Fávero disse:

    Concordo com o Mateus, a faixa de equilíbrio é finíssima e aí que está o grande desdobramento que temos que fazer pra que tudo fique em harmonia. Só assim o namoro vai pra frente.

  • leticia disse:

    otimo esse site valeu kkkrsrsr

  • bolsas femininas disse:

    amei ler seu artigo, tentei assinando o feed RSS, mas eu n

  • Novinha disse:

    Gostei de ler essa matéria,e queria muiito mesmo aprender a me controlar; o meu ciúmes e insegurança está acabando com a relação; sei que gostamos um do outro,mais sinto que a paciência dele está esgotando. Me desconfio de TUDO e não acredito no que ele diz. Mas,vou tentar me controlar, e levar em conta,que se ele está comigo,é porque gosta de mim; Afinal ngm aguentaria uma namorada chatinha e ciumenta que nem eu (rs) atoa; E outra coisa que minha mãe me falou que gostaria de repassar: NADA fica escondido! O negócio é confiar, e se tiver algo de errado, mais cedo ou mais tarde,Deus mostra. beijiinhos xD

  • Filho alves disse:

    vlwww ai me ajudou muito no q estou passndo!!!
    mt obggg por me ajudar
    poor isso vou compartilhar um poko o q estou passando no momento!!
    o irmão da minha namorada me falou q se ele e minha irmã num dessem certo eles fikarem, ele disse q eu podia dar adeus a irmã dele, pq ele disse q se ele num fosse feliz com minha irma eu tbm num iria ser com a irmã dele…
    ai depois q minha irmã num quis fikar com ele, ele me falou q ia me detonar com a irma dele(minha namorada) mas ele tentou a 1° vez disend oq eu tava traindo ela, mas num deu certo, ai depois ele me disse q ela tava me traindo, no mesmo dia eu falei com ela sobre isso, ai ela me perguntou em quem eu iria acreditar, mas prefiro acrediar nela, pq se ela num quizesse nada comigo, ela num teria me ligado dizendo um sim para mim, ela ja teria falado q num dava certo, não teria colocado a 1° letra do meu nome mo orkut dela, num teria colocado “namorando” no orkut… tenho 1001 motivos.
    mas no sabado eu liguei pra ela perguntando se ela iria entrar no msn a noite, e ela disse q naum, pq ela iria sair, fikei até um poko chateado, mas depois q vi esse site, parei pra pensar, e começa r a confiar nela, pq foi por isso q eu aceitei namorar a distancia com ela,estamos separados um do outro 110 KM!!
    vlwww ai por tudo obggg!!!

  • ciumenta por extremo disse:

    sou muita ciumenta não consigo me controlar mais estou fazendo maior esforço para não perder quem eu amo

  • Ciumenta e cismada.. rs disse:

    Realmente o ciúmes pode acabar com uma relação se ele for muito exagerado.Namoro a 7 meses e desde o começo sempre fui muito ciumenta, sempre cismada com alguma coisa, e meu namorado tbm muitoo ciumento, só que mesmo ele tbm sendo ciumento, acredito que eu sou pior… Estou tentando mudar, pq admito que as vzs meu ciumes é sem motivo, eu não quero que ele olhe pra nenhuma mulher que jah acho que ele está admirando ela e isto de fato não é normal, por esse motivo estou tentando mudar e espero que consiga…

  • Jislaine disse:

    uuh, tbm sou muito ciumenta, namoro a 11 meses morro de ciumes so de imaginar que pode ter outra garoota olhando pra ele!
    na hora tento me controlar ao maximo mas nao consigoo! sempre acabo falando oq nao devo e ele sempre perdendo a paciencia, mas no final sempre vejo q exagerei peço desculpas e explico como me sinto e fica tudo beem!
    o bom do meu relacionamento e que sempre converso sobre como me sinto assim como ele, e isso e muito bom, as vezes fiquei chateada com alguma coisa e se falo, ”ha nao e nada” agente acaba brigando mais… o melhor e conversar e falar como se sente que tudo fica bem!
    mas eu procuro desesperadamente um jeito de controlar esse meu ciume pq eu mesma to enjoadaaa de mimm!:(

  • Yaçanã disse:

    Geeeeeeente, muito obrigada, assim ; eu nao sou ciumenta e nem ele, acho que confio nele o bastante pra deixa-lo parcialmente livre, afinal nenhum homem gosta de mulher SUPER grudenta, eu e ele tivemos uma briga a mais de 3 horas, onde eu me esguelava de gritar e chorar, eu surtava e queria bater nas paredes, o motivo foi : No nosso aniversário de namoro, ele fico pouquissimo tempo comigo , pra ir a praia na casa do irmão dele onde tava a familia dele, e ele é um cara bem sossegado, só eu que sou meio irritada, e ele foi a praia, e hoje por volta de umas 10 e pouco, eu liguei pra ele pra saber como estavam as coisas e ele me disse que eu era muito chata, nao deixava ele em paz, pegava muito no pé dele, que ele queria descansar sem ouvir minha voz .. Fiquei super chatiada, mais to tentando manter a calma, mandei uma mensagem no celular dele agora dizendo que queria me acertar, botar as cartas na mesa, ele aceitou, quero ver a noite o que vai dar, o unico jeito é pelo telefone então … Tomara que dê tudo certo, valeeeu ! Detalhe : ele tem 22 anos e eu 15 , faz 3 anos que a gente ta esperando pra poder namora, ele é meu amor lindo, ele ficou 3 anos sozinho, esperando por mim, Riiii te amo ♥

  • O ciumes me matou disse:

    BOM GOSTEI MUITO DESSE SITE AXEI NA HORA QUE EU ESTOU MAIS PRECISANDO NO MOMENTO CERTO …TAVA NAMORANDO HÁ 2 MESES (VIRTUAL) TINHAMOS PLANOS JUNTOS DE NOS CONHECER NO COMESSO TAVA MARAVILHOSO DE UNS DIAS PARA CA AS COISAS COMESSARM A PIORAR …NÃO GOSTAVA DE VER OS TIPO DE RECADO QUE ELA RECEBIA NO ORKUT DELA DOS AMIGOS AQUILO ME MATAVA POR DENTRO UMA VEZ NAUM AGUENTE E INTIMEI UUM RAPAZ E FALEI UM MONTE PRA ELE ..DEPOIS ELA ME DISSE QUE O RAPAZ DELETOU ELA TALS MAS SEMPRE CONVERSEI COM ELA COM GEITINHO COM CARINHO MÁS ELA NUM ENTENDIA EXPLICAVA VARIAS VEZES …OQUE ME DEIXAVA MAIS IRADO AINDA ERA QUANDO ELA SAIA COM AMIGAS ELA GOSTA MUITO DANÇAR …MÁS SÓ QUE EU NUM TO LA AS COISAS COMPLICA O CIUMES AUMENTA DECIDI BOTAR UM PONTO FINAL E DEIXAR ELA EM PAZ TENTAR ESQUECE-LA O DIFICIL É ESQUECER PQ EU SMPRE ESPIO O ORKUT DELA (RS) MÁS SÓ QUE DEPOIS TERMINAMOS ELA ME PROCURAVA COM MSGMNS AKI NO MSN QUE ELA PRECISAVA DE MIM …ELA QUERIA TER AMIZADE COMIGO QUE ELA PRECISA DE MIM PRA ELA SEMPRE CONVERSA …MÁS SÓ QUE EU A IGNORAVA E NAUM RESPONDIA ISSO DÓI VELHO VC IGNORA A PESSOA QUE VC MAIS AMA NÉ NÃO ?? DIZ AEW …MESMO ASSIM SEM RESPOSTA ELA ME PROCURAVA …EU NAUM AGUENTEI TE CONFESSO VOLTEI A FALAR COM ELA MAS EU NAUM CONSSSIGO ENXERGA ELA COMO AMIGA EU JAH ESTAVA MUITO IRADO POR DENTRO COM TUDO ISSO EU NAUM AGUENTAVA MAIS…INTAUM NO DOMINGO PASSADO LEVANTEI CEDO E COMESSEI A BEBER …TOMEI TODAS MISTUREI COM CUNHAQUE COM PINGA TUDO OQUE VC POSSA IMAGINAR .

    PRA TENTA TIRA ELA DA MINHA CABEÇA ..MAS NAUM ADIANTA NO DOMINGO MESMO FUI ACONPANHAR O CLASSICO PAULISTA DO TIMÃO CONTRA O SANTOS E ELA ENTROU NO MSN COMESSAMOS A CONVERSA ATÉ QUE CHEGOU UM PONTO QUE EU JAH NÃO CONSSEGUIA ME CONTROLAR MAIS E FUI FALANDO TUDO OQUE TAVA ENTALADO NA MINHA GARGANTA …FALEI QUE NUM GOSTAVA DE UM CARA QUE TEM NAMORADA E MESMO ASSIM MANDA RECADIM PRA ELA QUE IA PERDE A CABEÇA COM ELE CHINGA ELE TUDO TALS AEW ELA FALANDO QUE EU NUM TINHA ESSE DIREITO AEW DISSE UMA COISA PRA ELA SE EU MORRASE AEW PERTO DE VC CONCERTEZA EU JAH ESTARIA PRECISO AEW ELA PERGUNTOU ??

    VC ME MATARIA EU DISSE VC NÃO MAS ESSES AMIGUINHOS SEUS AEW HAMMMM JAH TERIA PERDIDO A CABEÇA FAZ TEMPO AGORA SE EU DESCOBRISSE UM PODER SEU SEI LA PODERIA ATÉ FAZER OUTRA COISAS COM VC TBM ELA DESLIGOU NA MINHA CARA ME DELETOU DO ORKUT DELA POR MEDO ELA DEVE TER FICADO ARRAZADA AXO QUE O AMO QUE ELA SENTIA POR MIM SE TRANSFORMOU EM MEDO TO SOFRENDO MUITO PQ ELA É UMA PESSOA MARAVILHOSA MÁS SÓ QUE MESMO EU AMANDO TENHO CIUMES DELA NÃO SÓ COM ELA ISO FOI EM TODOS MEUS RELACIONAMENTO NÃO DÃO CERTO POR CAUSA DO MEU CIUMES LOKO OQUE EU POSSO DIZER AGORA ESTOU NUMA DEPRE SEM A MULHER QUE EU AMO PQ DESSA VEIZ EU AXO QUE ACABOU PRA VALER GENTE DESABAFEI OBRIGADO POR ESSE SITE MARAVILHOS SUCESSOS PRA VCS ABRAÇOS

  • Olivia disse:

    Olá! Realmente, acho que ciúme pode acabar com um relacionamento sim!
    Há pouco tempo terminei um namoro por isso!
    Eu amava meu namorado, ele era uma pessoa perfeita, eu sempre quis ele ao meu lado! Só que infelizmente o ciúme dele me sufocou em diversas situações!
    Sempre dei várias chances para ele mudar, mas isso nunca acontecia!
    Ele mudava por umas 2, ou 3 semanas e depois voltava ao que era..
    Sem tirar que ele sempre tinha que ter razão!
    Terminei com ele com o coração na mão, pois ainda gostava dele..
    mas do que adiantava eu ficar com uma pessoa que não da o meu espaço?!
    Foi e está sendo muito dolorido, pois ele pediu pra voltar e mudar..
    mas infelizmente não acredito que isso possa acontecer..é da natureza dele!
    Espero que ele tenha aprendido a lição e possa levar isso pra outros relacionamentos!
    Mas isso depende de pessoa pra pessoa..
    A pessoa muda só quando ela realmente quer mudar, e quando procura ajuda.. Seja de um psicólogo, ou de conselhos amigos..
    Mudança dói, mas é necessária!

  • Dali disse:

    To procurando ajuda em pequisas na internet porque meu relacionamento é muito complicado não sei se o problema esta em me ou no meu namorado vou tenta resumir minha historia. Faz 2 anos que namoro no começo era sem problema nenhum mais depois do 6º meses eu vim percebendo que ele não podia ver uma menina que mesmo estando ao meu lado ficava olhando paquerando e depois ainda mentia dizendo que não das vezes que admitia dizia que não sabia porque tinha feito aqui e pedia perdão isso sempre me incomodou tivemos muitas brigas por esse motivo em especial dai eu perde a confiança nele e hoje tudo que ele faz e diz eu penso que é mentira. Por isso to procurando ajuda porque não sei se o problema é meu ciúmes ou se o problema é com ele mesmo! caso alguém queira me manda uma dica ou até mesmo um conselho. Obrigado a atenção!!!

  • Line disse:

    poxa eu pela primeira vez num relacionamento descobri que sou muito ciumenta
    Ele tbm é mas eu estou de mais..
    gostaria de acabar com isso ate pq estou ficaNDO insuportavell
    vlw

  • Marina disse:

    Normalmente eu sou ciumenta com meu namorado por conta das histórias que ele conta a respeito de outras mulheres, mas… pois bem.
    Hoje eu fiquei muito chateada mesmo quando, usando o computador dele, fui ver meu e-mail, comecei a digitar o link e apareceram outros links (tipo um histórico). Dentre os links estavam 3 de horóscopo (ele adora horóscopo)os quais eram: compatibilidade de peixes com sagitário, beijo de sagitário e sensualidade de sagitário. Logicamente, fiquei possessa e fui embora enquanto ele dormia, sem me despedir.
    Depois conversamos um pouco e ele me perguntou o que eu achava que ela estava fazendo vendo essas coisas, eu disse que era óbvio que ele estava de olho em outra mulher. Meu amor rapidamente (até antes de eu terminar de falar) jurou de pés juntos que não era nada disso, que a mãe dele é de sagitário, que me ama muito, que nunca me deu motivos de desconfiança (os e-mails dele ficam abertos, o telefone celular tá sempre de bobeira, ninguém liga pra ele, ele tá sempre em casa e tudo o mais) e nunca me trairia.
    Não quero terminar com ele, porque o amo muito, ele é bonzinho, super família e somos muito compatíveis, mas será que tem jeito de resolver isso? (ele anda perdendo a paciência comigo por causa dos meus ciúmes)

  • Thainã disse:

    Oi pessoal eu tbm sou muito ciumenta eu mesmo não consigo me suporta as vezes ,mas eu estou parendo com isso pq assim sempre vai ter brigas desconfianças é eu não quero isso ..amo muito ele e ele tbm me ama ,mas acho que ele morre de ciumes de mi ,mas não demostra isso …
    Mas agora ja estou bem mas controlada comigo mesmo sabe..Deus esta me ajudando muito ..Valeu pessoal.! sz

  • Karina disse:

    Eu sinto ciume, me controlo as vezes, mas tem hora que da vontade de sair dando tiro kkk. Mas é so na cabeca, eu quero parar de sentir isso porque me deixa angustiada. Mas eu sinto ciume pelo fato d saber do passado da pessoa, e tambem onde ja se viu fazer amizade com ex? Eu nao concordo com isso, sou muito desconfiada de tudo e d todos. Me ajudem.

  • Karina disse:

    Gente eu namoro com uma garota, ja vai fzr 5 meses. Agente brigava mto por causa da ex dla, e por causa d umas fofocas. Isso me dxou pertubada, e eu ja nao tava cm meu psicologico bem por problemas familiares eu fikei perdida e me dscontrolei mto. Mas agora ja estou melhor repensei em td. Preciso cnfiar nela.

  • Everton disse:

    Meu namorado é muito ciumento. E sou muito brincalhão mais hoje ele passou dos limites chegou a agressão física ele me deu um beliscão que sangrou e ficou roxo… .. . enfim
    Ate onde vai o ciúme???

  • Elione Machado Machado disse:

    Eu me relacionei com uma pessoa a um ano e estamos nos separando por causa do ciume.Minha parceira e muito ciumenta. Nunca imaginei que alguem com ciumes doentio fosse capaz de fazer coisas do tipo que ela faz.
    Ela me persegue em tudo que eu faço ciumes ate de clientes(Sou comerciante) vasculhar celular ver todas ligaçoes feitas durante o dia, e o pior ter que dar explicaçao de uma por uma quem era quanto termpo eu conheço a pessoa. Ja fez tratamento com psicologo, terapia, conselhos espirituais, mas nada nem ninguem cura a mulher.Imagine eu me levantar 3 horas da manha, ir ao banheiro e ela me seguindo achando que eu fosse passar alguma mensagem para outras mulheres. E olha que sempre fui muito fiel com ela, nunca dei motivos pra ela desconfiar Ela faz coisas que se eu pudesse contar aqui ninguem acreditaria. E muito triste porque eu gosto muito dela, amo demais, mas infelizmente nao tem mais condiçoes.

  • Kátia Paixao disse:

    NOSSA QUE PENA,JA QUE AMA D+++…

  • Maria Aparecida Machado disse:

    Meu irmão. Parte pra outra, muda de celular, de endereço se possível. Ela que vá se tratar e cuidar da doença dela. Bola pra frente. E sou testemunha que já fizeste tudo pra ajudar. Tens todo o meu apoio. Te Amo. Deus nos dá a vida para SERMOS FELIZES!

  • Fatima disse:

    Estou namorando a 2 ano e 3 meses .
    Mais qando tavamos namorando a 1 e 4 meses nos brigamos e terminamos.
    Eu ODEIO os primo e amigo dele sabe, é do tipo daqeles guris qe nem se importa se o outro tem namorada ; fomos num casamento do amigo dele (fui obrigada), na festa estrago tudo , eu nao qeria dança , fiqei sentada lah ,dai ele ficava la se divertindo com os amigos dele e eu ficava ali sem conversa com ningen , dai ate qe uma hr eu falei para ele parar com isso e nisso ele fico furioso . fomos embora na mesma hora .
    No outro dia ,nao foi na minha casa e ele termino cmg ,por causa do meu ciumes , ficamos 1 semana separados , mais foi horrivel de verdade,sofri demais . Mais voltamos .
    Sempre tive ciumes , mais ele nao , ele fala qe nao se apega nas peqenas coisa, mais eu me apego .
    Hoje estamos maravilhosamente bem e feliz , mais ele sabe qe sinto ciumes ainda (meu primeiro sintoma e o silencio), mais to mais controlada eh claro .
    Eu odeio ter ciumes , mais a raiva é maior qe a paciencia .

  • nega De disse:

    Fiquei com Meu namorado por uns três meses, a um mês estamos namorando sério. Agora estou surtando de ciúmes. Já liguei pra ex dele sem ele saber, não gosto que ele saia sozinho. Surtei quando ele foi comemorar o aniversário do melhor amigo dele. Ligo pra qualquer número que eu ache suspeito. Troque msg com um amigo dele achando que fosse mulher. Já paguei vários números do cel dele escondido. Estou exagerando e acho que ele percebe. Sê ele põe crédito no cel e não me liga eu fico louca. Não quero perder Meu namorado, vivo perguntando Sê ele gosta de mim mesmo sabendo que sim. Preciso mudar Meu namoro tá por um fio.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>