Home » Geral

Quando estar junto pressupõe estar longe

14 junho 2010 9 Comentários       Postado por Mayara Godoy

Ficar longe da pessoa amada dói, mesmo que seja por um minuto, um dia, um mês… não importa o tempo, a saudade aperta, o coração parece bater mais triste. Porém, apesar de parecer padadoxal, muitas vezes ser companheiro significa estar longe da pessoa que amamos.

Porque o companheirismo não pressupõe apenas o contato físico, ficar grudadinhos, fazer tudo juntos. Sim, tudo isso é uma delícia. Mas, ser companheiro muitas vezes também quer dizer fazer sacrifícios pela pessoa amada — e pelo bem do casal. Um destes sacrifícios é ficar longe.

O companheirismo reside na compreensão de que o outro precisa de um tempo para botar a vida em ordem, resolver problemas de ordem prática, cumprir compromissos nos quais você pode não estar incluído(a). Ser companheiro significa, entre outras coisas, ser compreensivo quando o outro precisa trabalhar até mais tarde, quando precisa abrir mão daquele tempo com você no fim de semana em prol de um projeto importante, quando precisa de tempo para estudar.

Mas, também, ser companheiro é aceitar que o outro, mesmo te amando, não vive apenas para você, e também precisa de um tempo para os amigos, para a família, para o cachorro, para lavar o carro.

Acredite: por mais que pareça insuportável a “ausência” da pessoa amada em situações como estas, muitas vezes é esse tempo individual que garante o bom andamento do relacionamento. Não se trata aqui — só para deixar claro — de afirmar que é necessário fazer tudo separados, mas, sim, de demonstrar a importância de atitudes compreensivas como estas quando se tem uma vida a dois (seja ela no namoro ou no casamento).

Ambos os lados precisam fazer concessões de vez em quando. E, sem o seu apoio, com a sua relutância, sabendo que você ficou triste, o outro não terá o mesmo ânimo em se dedicar aos seus afazeres pessoais. E isso desgasta a relação. Não deixe que o egoísmo tome conta do seu relacionamento.  Quem ama quer o bem do outro, e às vezes o “bem” requer sacrifícios. Pense nisso ;)

Related Posts with Thumbnails
9 Comentários      Postado por Mayara Godoy
­
­

9 Comentários »

  • Tweets that mention Quando estar junto pressupõe estar longe | Diário de Casal -- Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Rafael R, Diego Fávero, Amanda, Ann_, Diogo Batalha and others. Diogo Batalha said: RT @diariodecasal: Quando estar junto pressupõe estar longe http://migre.me/OIWU – Post de hoje no Diário de Casal :D […]

  • Diego Fávero disse:

    (…)
    “O que te sobra além das coisas casuais
    Me diz se assim está em paz?
    Achando que sofrer é amar demais”

  • Juliana Salles disse:

    Ahhh…posso falar disso com conhecimento de causa!!
    Estar junto do meu amor pressupões estarmos longe…
    O conheci nas minhas últimas férias…hoje já são quase 5 meses juntos, ams distantes…são “apenas” 800km…já foram 1000km e o sentimento de companheirismo que tenho com ele é maravilhoso e aprendi que mesmo longe é possível estar perto…muito perto…

  • Amanda disse:

    Falar de namoro à distância é comigo mesmo… Vivo um relacionamento inusitado pq namoro há 8 meses com um marinheiro português.
    Sim, um marinheiro daqueles que viaja o mundo todinho e fica mais tempo no mar que em terra…. Ele é militar e foi destacado para uma missão que vai navegar 11 meses ao redor do mundo!
    Ao pensar na dimensão da viagem ficamos empolgados e até tentados a querer algo assim mas é mto duro além de ficar longe dos entes queridos, amor e amigos vc nunca aproveita de fato um lugar pq afinal está à trabalho.
    No quesito distância tudo é ainda mais complicado pq não existe uma distância física fixa entre a gente… e não dá simplesmente p pegar um avião ou ônibus e estar com ele FDS sim e FDS não. PQ ele está em alto mar.. e a menos q eu vá de helicoptero, pule de paraquedas e tenha autorização p estar no navio. Eu tenho q me contentar com os emails que tentamos enviar quase que diariamente, as poucas ligações pelo telefone de satélite que custa uma fortuna à espera do próximo porto quando ele pode finalmente buscar internet p que a gente possa se falar como casais que namoram à distância normais, isto é via skype, msn! Ai e como é bom qdo isso acontece!
    Eu já chorei mto, já pensei em me trancar em casa, deixe de sair, deixei de me divertir mas o que aprendi com isto foi mais dor e insegurança. E é aí nesses momentos duros q vc enxerga o qto vc ama a pessoa q está do seu lado. E por mais q meu sofrimento seja diário não trocaria esse amor que vivo por nenhum outro na esquina da minha casa pq não há nada que substitua esse homem p mim!
    Por isso acho q vale sim a pena, se vc realmente gostar da pessoa e sentir q ela tb gosta de vc e quer estar com vc! Pq afinal é uma via de mão dupla, um sofrimento de mão dupla!
    Por eu digo acredite no amor, chore menos, sorria mais e veja tudo de lindo q vc tem com a pessoa q está ao seu lado mesmo a kms de distância. =)

  • mariana disse:

    eu tenho passado por um momento bem complicado no meu namoro em relação a isso que esta dizendo esse post… eu e meu namorado vamos fazer 7 meses essa semana e moramos em paises diferentes… agora num posso ir pra la pq só me formo na faculdade ano q vem e nem ele pode vir pra k pq ainda vai se formar em dezembro…

    eu sei que ele não tem as 24 horas do dia dele pra mim, assim como eu não tenho minhas 24 horas pra dar pra ele, mas eu acho mto importante, ainda mais assim de longe, que tenhamos um momento no dia para dedicar ao outro… e ultimamente to sentindo que eu tenho sido a ultima prioridade dele… quando ele tem trabalhos da faculdade pra fazer eu entendo e nem me irrito, mas ele faz assim, por exemplo, tem altos trabalhos pra fazer e não faz, fica na tv, vai jogar futebol e tudo mais, ai dps corre e tem que fazer tudo correndo e desesperado os trabalhos, e ai num tem tempo pra mim sabe… ele não sabe priorizar as coisas que ele tem q fazer, então nessa confusão eu saio prejudicada pq ai não existe tempo pra mim…

    e ele pede e diz q eu tenho q compreender ele, mas quem me compreende? eu não to sendo egoista pq eu sei que todo mundo precisa do seu tempo sozinho e pra fazer oq gosta, mas um tempo de qualidade pro seu companheiro(a) é fundamental né… nos namoros de gente que mora perto ja é importante, imagina em namoros de longe…

    falei com ele que se continuar assim não quero mais, pq to me sentindo abandonada e me sentindo como ultima prioridade dele…

    espero que mude… mas eu digo, por mais que vc tenha mil coisas pra fazer, dar uma atenção a quem vc ama faz mto bem!

  • ana disse:

    Distância por muito tempo não dá certo.
    Não acredito que haja amor que resista
    Eu namorei um marinheiro por 7 anos
    A relação desgastou.
    Amei muito e tenho ótimas lembranças
    Tudo é muito intenso
    Dois fatos que não me esqueço :
    Uma vez cheguei antes do barco sair e
    ficamos juntos por 10 minutos
    Outra vez cheguei e só pude ver o barco
    se afastando, foi horrível…
    Apenas hoje, em outro relacionamento,
    posso perceber o quanto sofrível foi
    esse período de namoro

    O amor é bom de perto

  • Mayara (author) disse:

    Interessantes as observações… porém, meu intuito neste texto foi tratar do respeito à individualidade, ao espaço do outro, e não exatamente de relacionamentos à distância.
    Mas é bacana conhecer tantas histórias diferentes, entre as quais, muitas que deram certo ;)

  • kel disse:

    Nayara, eu compreendi seu post…realmente, o objetivo era a individualidade..

    Estou num relacionamento grude total, mesmo com a consciência que é necessário um tempo afastado para ambos, parece algo impossivel… Realmente, ficava triste quando via as tentativas de fazer as coisas sozinho…mas ultimamente, conversamos e vi que será mesmo um sacrificio necessário esse tempo sozinho.

    Meu maior medo era de ambos se afastarem, mas, ficar o tempo todo juntos tbm pensei que poderia enjoar, ficar sem graça com o tempo… ficar justamente o titulo do post: ficar junto por estar, não por vontade…

    Situação complicada…E no casamento?? contato diário e cotidiano obrigatório…como manter a individualidade e salvar a relação que por si só pressupõe longevidade?????

    Boas discussões vc levantou…Parabéns!!!

  • yanka disse:

    Só posso dizer que… Eu amo uma pessoa e sofro de mais por estar longe! E o mesmo ele sente por mim… A gente passa horas e horas a falar na internet e no telefone.. mais machuca muito o coração de não poder ver, não poder tocar,.. e quando ver as pessoas passando com seus namorados, desce sempre lagrimas dos meus olhos por não poder estar perto do meu amor! Saudades e isso vai ser por um bom tempo! Mais quem esta na mesma situação que a minha não desiste..ou mesmo que esteja em uma pior situação! Quero q você acredite em si mesmo! que alcançara seus objetivos ..eu sei que um dia vou ficar junto com ele.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>