Home » Relacionamento

Sinceridade é a base da segurança no relacionamento

14 maio 2010 8 Comentários       Postado por Rafael R

Estava lendo o post do Diogo Batalha (Como lidar com o “nada”?) e acabei me inspirando a escrever sobre sinceridade. Noto algumas vezes que as pessoas são um pouco fechadas, não entregam tudo de sí ao outro, não deixam ele saber tudo o que elas estão pensando.

Eu sempre achei que tinha uma visão muito peculiar sobre esse assunto, porque eu me considero uma pessoa extremamente sincera. Sabem aquela coisa de preferir pecar pelo excesso do que pela falta? Pois é.

Mas essa coisa de ser sincero é uma faca de dois gumes, mas eu ainda prefiro os prós que os contra. Eu mesma, já falei muita coisa que não deveria, que poderia ter evitado várias brigas, mas em contrapartida, sempre tive ao meu lado pessoas que confiavam ao extremo em mim.

Sinceridade evita confusão
Sinceridade pode evitar confusões desnecessárias

Meus namorados mesmo sempre me falavam: “O bom é que por pior que seja, eu sei que se tiver acontecendo algo você irá me contar”. E não há nada que traga mais segurança do que confiar no parceiro, a gente sente que pode fazer tudo, contar tudo, pensar tudo, compartilhar tudo, é simplesmente perfeito (na minha concepção de perfeição).

Eu nunca fui uma mulher que se enquadrou no “nada”. Eu não gosto de gerar no outro uma angústia dessas. Digo angústia, porque quando eu perguntava o que estava acontecendo e o cara não me contava, eu ficava pra morrer achando que eu tinha feito alguma coisa, e as vezes não era nada sério. Era só sentar, conversar, expor os dois lados da moeda e pronto, página virada.

Sou a favor da simplificação dos problemas e não do agravo deles. Mesmo porque tem muito homem distraído nesse mundo. E acreditem, homem é muito mais simples que nós mulheres. “Ah, não é nada? Tá bom então meu amor. :)”. E porque diabos ele está errado de pensar assim se você mesma, o amor dele, que ele ama e confia, falou que não é nada? Tá com algum problema vai lá, senta e conversa. Somos pessoas racionais e teoricamente maduras o suficiente para fazer isso.

No mais eu acho que é isso, não dá pra não ser sincera e esperar que a pessoa nos entenda por inteiro. Para que a pessoa nos conheça cabe a nós deixarmos que ela se aproxime ou não. Não se falar o que sente é o primeiro passo para um grande abismo que poderá existir entre o casal, o problema real, é que muitas vezes esse abismo é descoberto tarde demais.

- – –

Aproveitando o espaço, tenho um pedido: Você namora a distância e mora em São Paulo? Se respondeu sim para as duas coisas, entre em contato comigo hoje ainda.

Related Posts with Thumbnails
8 Comentários      Postado por Rafael R
­
­

8 Comentários »

  • Mayara Godoy disse:

    Gente, que que eu vou falar? É um post mais lindo que o outro nesse blog!
    Concordo plenamente com você. Por mais que às vezes a maioria de nós, mulheres, faça um charminho usando o “nada”, eu ainda sou da opinião que a sinceridade é a base de tudo. Porque se não há sinceridade, não há confiança, e se não há confiança, não há como existir um relacionamento.
    Além do mais, a sinceridade extrema pode até causar algumas brigas às vezes, mas pode ter certeza que evita muitas outras.
    É como eu sempre digo pro meu namorado… muitas vezes eu sou uma chata, mas sou sempre sincera e ele também é sempre muito sincero comigo. Assim, convivemos muito bem há mais de 4 anos – e acredito que podemos conviver da mesma forma pelo resto da vida, se continuarmos agindo assim.

  • Tweets that mention Sinceridade é a base da segurança no relacionamento | Diário de Casal -- Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Rafael R, Rafael R, Felipe Gugelmin, Deborah Lima, Deborah Lima and others. Deborah Lima said: RT @diariodecasal: Sinceridade é a base da segurança no relacionamento http://goo.gl/fb/6cuWv – Post de hoje no Diário de Casal (Ret se quiser promover o amor) […]

  • Ana Júlia disse:

    otimo texto ! tava precisando mesmo ler algo desse tipo hoje …

  • Maya disse:

    Há muitas vantagens em ser sincera. A que eu mais gosto é essa: confiança. Quando você é uma pessoa sincera,o que você diz o outro não fica com cara de “ela tá mentindo,não é isso”.

    Sempre pautei minha vida em atitudes honestas e não me arrependo. Agora,depois de uma desilusão amorosa gigante,cheguei ao ponto certo de sinceridade – sou sincera,mas não sou impulsiva.

    Antes de falar o que penso e o que sinto,eu reflito.Reflito se isso irá ajudar,reflito como vou falar,reflito sobre tudo e só então digo.

    Anda dando certo.Eu fazia muitos estragos pela minha sinceridade excessiva. Sempre que vou ser sincera me lembro da minha desilusão e do protagonista dela. Ele dizia: ‘isso vai ajudar em algo? Reflita antes de falar.’

    Nem sempre ajudava. Na verdade,na maioria dass vezes eu piorava.Aprendi! Nossa,e quanta diferença!Aí vai a dica…tão importante quanto ser sincera é ser sincera da maneira certa e na hora certa.

    Nada de falar o que vem a cabeça e depois justificar “ai,era verdade,eu fui sincera!”

  • Manuel disse:

    Muito bom mesmo , site ótimo… vou aprender com isso…

  • Marcelo disse:

    Gostei do texto e com certeza e por ai,pois hoje mais que queiram as pessoam estão se afastando e o diálogo que é o mais importante esta deixando de existir.As pessoas não todas omitem o que realmente acontece e passam a ser subjetivas e não sinceras gostei muito.

  • João Carlos Neves disse:

    Quem já se relacionou com alguém que não é sincero, entende perfeitamente o texto. Como é difícil sentir ou saber que algo anormal está acontecendo, e não ouvir nada ou apenas meias palavras, da boca da pessoa amada.
    Sem sinceridade não há total confiança, e a principal base do relacionamento vai sendo minada e a distância aumentando, até o ponto onde não consigam tocar-se mais.

  • João Carlos Neves disse:

    Ótimo texto, grande lição de vida!
    Quem já se relacionou com alguém que não é sincero, entende perfeitamente o texto. Como é difícil sentir ou saber que algo anormal está acontecendo, e não ouvir nada ou apenas meias palavras, da boca da pessoa amada.
    Sem sinceridade não há total confiança, a principal base do relacionamento vai sendo minada e a distância aumentando, até o ponto onde não consigam tocar-se mais.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>