Home » Coisas dele, Relacionamento

Usando fotos do casal em sites de relacionamento

30 junho 2010 52 Comentários       Postado por Rafael R

Existe um mito rolando de que é legal usar fotos do casal em todo e qualquer site de relacionamento (orkut, twitter) que eu pretendo destruir com esse post. Se você usa ou conhece alguém que usa fotos assim, esse post é pra você.

Sem
Nas redes SOCIAIS precisa mesmo ser assim? – Crédito: Leticce

Somente hoje, eu já vi 3 perfis de pessoas que usam fotos do casal como avatar. Não que isso seja errado ou ruim, mas eu entendo que no espaço que você tem para se identificar, você deve apenas fazer isso. Salvo raríssimas excessões, eu sempre serei contra usar uma foto do casal em sites de relacionamento. E vou explicar porque, logo ai embaixo.

Individualidade

Você tem seu perfil pessoal, tem seus amigos, tem seus assuntos (ou comunidades) que gosta de discutir e gasta uma parte do seu dia se dedicando a isso. E se por um lado eu entendo aquela vontade enorme de gritar ao mundo que você está feliz, bem e amando alguém muito especial, por outro lado você tem diversas formas de fazer isso que não seja confundindo seus amigos com uma foto onde aparece você e mais alguém. No orkut, tem o próprio albúm de fotos, além de espaços no perfil como paixões, relacionamentos e porque não, até onde existe um espaço para… você se apresentar, mostrar quem é você e o que é importante pra você. No twitter, vale a mesma regra. Você pode enviar uma foto pro twitpic, mandar diversos tweets e direct messages, não precisa ocupar o único espaço dedicado apenas a você com isso.

Tudo tem seu lugar.

Excessos podem soar como desespero

Quando a pessoa, errôneamente, usa esse espaço para colocar uma foto do casal, acaba dando margem para diversas interpretações. Ação e Reação. Uma delas é aquela idéia de desespero, necessidade de dizer ao mundo que você tem alguém e que esse alguém é propriedade sua. Tudo isso possivelmente motivado por uma preocupação excessiva com o que os outros pensam. Sério, ninguém precisa saber através de uma foto que você tem dono ou é dono de alguém, suas atitudes é que devem deixar claro que você tem namorado/a e que portanto não está disponível para brincadeiras, cantadinhas e/ou algo do tipo.

Ou seja, se comportar como alguém que namora, ok. Gritar desesperadamente que tem dono ou quem é dono, errado.

Ciúmes? Confiança?

Alguns podem alegar questão de confiança, dizendo que não tem nada a temer e querem ser vistos sim como um casal. Outros dizem que se não for desse jeito, podem sentir ciúmes. E obviamente, em ambas as hipóteses você está agindo errado. Acho que sufocar o outro e tentar mostrar para o mundo que ele te pertence está longe de ser a maneira correta de conduzir um relacionamento. Existem várias formas de conquistar a confiança do seu par, faça isso. E novamente, se quer evitar crises de ciúme, comporte-se apenas como quem tem um relacionamento estável e feliz e evitará problemas.

E também lembrando, dentro dessas redes sociais citadas, existem espaços adequados para milhares de fotos com teu par. Use-os a vontade.

Em últimos casos, se for realmente indispensável e com uma razão razoável, crie um perfil alternativo pro casal. Não confunda o seu espaço com o espaço de ambos, afinal um dos quesitos que tornam uma relação sólida é o respeito a individualidade. Um exemplo clássico pode ser relatar o dia-a-dia de uma viagem para os amigos e família. Outros motivos eu deixarei para que cada um de vocês pense.

Ah, a propósito: No MSN ta liberado. :P

Related Posts with Thumbnails
52 Comentários      Postado por Rafael R
­
­

52 Comentários »

  • Vivy disse:

    Concordo plenamente e assino embaixo!
    Cada um precisa ter sua individualidade e respeitar a do parceiro.
    Ninguém nasceu grudado, porra! asiudhais

    Ótimo post, Rafa!
    :*

  • Sara disse:

    nada contra. Não uso no Twitter, mas uso no orkut. 1) São as fotos em que apareço mais bonita e mais feliz. =D 2) Acho fofo, nada de mostrar ao mundo ou ser possessivo. De ciúme e posse não tenho NADA…
    Agora, concordo PLENAMENTE que ter orkut e etc pra dois é realmente muita breguice, aí sim, é violar individualidade. Quem sabe é só pq vc acha a foto bonita e ponto. Mesmo assim, adorei a picture do post. =D
    Valeu.

  • Nara disse:

    Acho muito suburbanas essas fotos de casais. Insegurança e falta de autoestima também podem ser motivos. Ou então quando um “invade” o perfil do outro pra colocar recados do tipo “pode tirar o olho que essa(e) já tem dono(a)”, quer dizer, será que ele é tão cobiçado assim mesmo? Já tá no seu status de relacionamento que você namora, não precisa tentar enfiar essa informação em todos os espaços editáveis possíveis só pra provar pro mundo que, enfim, você desencalhou.

  • Cadu disse:

    Já cometi esse erro em um relacionamento falido a muito tempo, era uma tentativa patética de evitar problemas. Surtiu tanto efeito quanto pedradas contra um tanque de guerra. Tanque esse, diga-se de passagem, que passou por cima de mim como toda mulher ciumenta e descontrolada.

  • Milady disse:

    Vamos lá! rsrs
    Deixando claro que acho que cada um faz no seu perfil o que bem entende, mas minha opinião é a seguinte, e falo porque eu não faria de jeito nenhum!
    Inicialmente, acho o cúmulo do meloso o casal que bota as fotos iguaizinhas nos seus perfis! Que bleargh!
    Se o perfil é individual ponha a sua foto e pronto! Mais fácil inclusive daquela pessoa que vc não vê há séculos te identificar! Que falta de segurança é essa que há necessidade de mostrar que vc tem dono e que é dono da pessoa! É bobagem e não segura ninguém! Ninguém é de ninguém! Ah, e quando um dos dois é aprontão, ainda dá margem pra que o companheiro seja comentado, “Olha lá, lindinho na foto, mas por trás é só galhada!” Complicado!
    Se o perfil é do casal, como existem alguns, aí já é diferente! Os dois tem acesso, falam de coisas dos dois!
    Ah, outra coisa absurda que já vi, é um dar a sua senha do orkut pro outro ir lá olhar!! E já vi amigas minhas bravas pq os namorados não deram! Minha senha? Não dou mesmo! E se souber que entrou com senha hackeada é motivo pra término!
    Individualidades, pessoas! Individualidade! Só pq vc está com alguém não quer dizer que tenha que dividir TUDO com essa pessoa! Acaba o mistério!
    E no meu fraco entender, nem no MSN, ok?! rsrsrsrs

  • Ana Júlia disse:

    é essa incrivel necessidade do mundo de gritar que estão apaixonados, que se amam , que não estão sozinhos , que tem alguém ..
    bobagem, você saber que está apaixonada, feliz, e com alguém é o suficiente .

    mas não faz mal algum uma foto que seja com seu amor no album né ? não vamos generalizar . ahaha

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Ah, eu acho fofo, dependendo da qualidade da foto…Acho que existem mil e uma maneiras de se preocupar com a individualidade mais do que a regra “eu e meu namorado na foto do perfil jamais….”. Não vejo nadica relacionado a ciúmes ou ego. Cada um escolhe a foto que lhe é mais bonita…Como diria a minha vó “os problemas estão nos olhos de quem vê…”

    Perfil pra dois é uó. Eu nunca sei para quem estou escrevendo, quem vai ler…fico confusa.

  • .mila. disse:

    Foi o que eu disse no twitter, existe álbum do orkut pra isso. rs
    E que mania chata essa de: somos um. Não, vocês são dois seres que se amam muito e sentem MUITA saudade um do outro, que vivem juntos e para todo o sempre. Mas chega disso de querer mostrar pra todo mundo que você tem um dono. Coisa chata.

    Eu acho péssimo perfil de casal. Afê!

    Mas enfim, cada um cada um, né? Se é feliz com foto de casal, seja. Mas não peça pra eu gostar. rs

    Beijo.

  • Thaise Pregnolatto disse:

    Ah….e se alguém que não me vê há muito tempo me confundir com o Gustavo….putz! Hora de eu começar a tomar hormônios femininos.

  • Mayara Godoy disse:

    Bom, eu até te falei sobre isso na hora em que você me mostrou o rascunho do post, mas vou comentar aqui também! huehuaehuae
    Pela primeira vez vou discordar de você. Quer dizer, em partes.
    Eu uso foto minha e do meu namorado no orkut, mas é só. No geral, nossos orkuts (que são individuais) são bem discretos.
    Eu acho muito mais sinal de desespero aquelas pessoas que ficam mandando mil depoimentos, ou upando fotos do casal no álbum o tempo todo, deixando um recado atrás do outro e coisa do tipo… porque isso, afinal de contas, aparece nas atualizações das pessoas, e aí sim parece que estão tentando “esfregar” o namoro na cara dos outros.
    Tem também aqueles que colocam as fotos, com legandas do tipo: “melhor namorado do mundo”, e aí vêm os comentários melosos, etc.
    Acho que o meu avatarzinho, tão pequenininho e discreto, não faz mal a ninguém!
    huauhahuahuauhahuahua
    Mas, no geral, concordo com seu post. Atitudes desesperadas de mostrar demais o namoro e a felicidade só traduzem, na realidade, a insegurança.

  • Sara disse:

    “Ah….e se alguém que não me vê há muito tempo me confundir com o Gustavo….putz! Hora de eu começar a tomar hormônios femininos.”

    hahahaha muito boa!

  • Pedrovisky disse:

    Terei que discordar de você, camagada, mas somente em partes. Até porque, eu mesmo sou um dos que usa um avatar no orkut em que apareço junto a minha namorada.

    Uso a foto porque gosto da foto. Uso a foto porque nos conhecemos no orkut. Uso a foto porque todos os meus amigos sabem quem sou eu (não adiciono estranhos em nenhuma rede social) e quem é ela, e ao lado da foto aparece meu nome, o que torna impossível qualquer confusão para “estranhos” sobre quem seria eu na foto. :P

    Fora do orkut, não uso. Por diversos motivos também. Principal deles, porque não tenho necessidade nenhuma de mostrar em avatar que tenho alguém. Minhas atitudes já fazem isso.

    Concordo sim, que perfil é uma coisa que tem que mostrar a individualidade de cada um, mas não acho que apenas uma foto no avatar impeça essa individualidade. É todo o resto que causa isso: a questão da insegurança, dos trocentos recados (melosos ou ameaçadores) etc.

    E perfil do casal, seja lá qual for a rede social, isso sim acho desnecessário, afinal, essas redes de que estamos falando, foram criadas para perfis individuais, a não ser casos bem específicos, como viagens ou os preparativos para casamento.

  • Rafael R (author) disse:

    Exato, Pedro! Você pegou exatamente o espírito da coisa. As vezes é necessário ser meio duro numa crítica pra despertar esse tipo de reflexão, que é exatamente onde eu queria chegar.

  • Diego Fávero disse:

    é a forma mais BREGA de dizer te amo. Pra acabar com isso, poderiam criar uma rede social somente de perfis de casais. Iria ser a rede social mais brega do mundo, mas satisfaria o ego dos casais.

    Logo logo, vão querer colocar foto do casal em RG, carteira de motorista, etc!

  • Sarna disse:

    Muitos relacionamentos entram em crise baseado na pressão que um faz sobre o parceiro, e essa idéia de demonstração excessiva no caso das fotos é um bom exemplo disso. Individualidade é essencial, mesmo porque são duas vidas distintas que caminham paralelas, assim cada um tem seu etilo, seus gostos e manias. Para um relacionamento dar certo é saudável que não exista uma depêndencia de um para o outro. Que seja possível viverem separados, mas vivendo juntos.

    Um ponto muito interessante a se discutir hein Rafa, abraço.

  • Sexta-feira malemolente #54, sexta, links, blogs, vídeos, humor, imagens, textos | Torresmo Fresco disse:

    […] Usando fotos de casal em sites de relacionamento – Diário de Casal […]

  • Paula disse:

    Plenamente concordado!!

  • Amanda disse:

    Achei somente engraçado como essas coisas incomodam os outros. Cada um define sua individualidade da maneira que quer. Se a pessoa quer colocar uma foto de casal nao ha problema nenhum e creio q nao afeta a vida de ninguem. Se acha melhor colocar uma foto sozinho e encher os albuns com fotos do parceiro também nao tem problema. So creio q as pessoas deveriam cuidar um pouco mais das proprias vidas ao inves de perder tempo com coisas banais como o tipo de foto que os outros colocam no profile.

  • Fernanda disse:

    Nem eu nem meu namorado temos twitter, quer dizer, ambos temos, cada um o seu user, mas não mexemos e nem gostamos. Por opniões individuais de cada um. Logo, se não usamos o twitter não temos foto.
    Porem utilizamos o orkut. No momento a foto do meu perfil é uma que apareço sozinha, já a do meu namorado é uma de nós dois. Muitas vezes coloco fotos onde está nós dois também.

    Não ha um só pingo de insegurança ou tentativa de auto-afirmação do nosso amor nessa nossa atitude. Aliás, uma bobagem. Não é um lugar para mim me afirmar enquanto pessoa individual. Na minha carteira de identidade sim, lá confirmo minha cidadania e apareço sozinha na foto. Mas orkut? Que besteira.

    Também não vejo problemas em perfis em conjunto, quando não a necessidade de cada um ter o seu. Eu e meu namorado moramos juntos a quase dois anos, e ter cada um uma conta as vezes é bem encomodo. Não por ciúmes, longe disso, mas por praticidade.
    A algum tempo exclui meu perfil, e comecei a usar o dele para usar aplicativos para me distrair, e até mesmo muitas pessoas deixavam recados no dele direcionados a mim, mesmo o perfil sendo só dele. Nos dois temos as senhas um do outro, sem problemas nenhum. Aliás, temos todas as senhas um do outro.

    Esse negócio de individualidade é algo relativo. Nada nunca encomodou a gente, pois não dividimos nossas vidas por obrigação, mas sim naturalmente. Nunca foi por ciúmes, por insegurança, por medo.
    No nosso caso tudo isso só tem nos ajudado.

    Nossa intimidade total só nos faz sermos muito mais sinceros conosco, sermos o que realmente somos e queremos ser. Sem mascaras, sem disfarces, sem segredos. Nunca nos causou problemas, brigas, desconfiança. Nunca acreditamos mandar um no outro. Aliás nossa relação passa muito longe daquelas que se determinam parametros de superioridade. Somos muito unidos, muito ligados, pois além de ser meu namorado ele é minha melhor amiga do sexo masculino. hehe

  • Tak disse:

    Cada um no seu quadrado, para de querer se meter no perfil dos outros, de boa…

  • Rafael R (author) disse:

    ???

    Sério que se veio até aqui, leu e só tem ISSO a dizer? Sério?

  • urso :D disse:

    é meio brega mesmo
    meu orkut é meu e do meu namorado
    pqe é mais pratico :S
    não me crucifiquem kkkk
    nada ver querer se amostrar
    não no meu caso :S

  • Lucas disse:

    foto nao acho nd demais.
    agora dividir o mesmo perfil é UM ABSURDO!

  • Flávia disse:

    Parei no ALBÚM. Porque todas as pessoas que falam em orkut escrevem ALBÚM. affffffffffffffff

    vcs não sabem pronunciar?

  • Rafael R (author) disse:

    nhoin! :~

  • Vanessa Detrez disse:

    Cara, acho que isso é muito, MUITO relativo.

    Em muitos casos, concordo com você, Rafael. Muita gente usa destes apetrechos virtuais não só pelo ciúme e desconfiança, mas pra mostrar ao mundo o quanto você tá bem no amor, como você tá realizado… Feliz, enfim…

    Maaaaaas, concordo com a Fernanda em gênero, número e grau.
    Ter perfil em conjunto muitas vezes (como no meu caso) se torna prático e cômodo quando as duas pessoas não são afetadas no sentido de suas próprias individualidades. Eu sou o tipo de pessoa que não vejo problema em dividir orkut, além das tantas outras que dividimos na vida. A intimidade muitas vezes leva a isso.
    Meu namorado nem usava orkut, MUITAS vezes eu respondia seus recados (a pedido dele), logo pensamos, pra quê tanto trabalho?
    Criamos um para os dois. E isso não tem nada a ver com falta de confiança, não interfere na nossa vida pessoal…

    Não significa que você não tem ‘auto-respeito’, pelo contrário, respeito é o que não falta em um relacionamento que um mero perfil de orkut não é causa de nenhum problema, mas é mais uma das inúmeras coisas em que você soube dividir em um relacionamento… Porque na verdade, depois de um tempo, as coisas começam a ser muito mais compartilhadas que antes…

    Cada ser humano, é diferente do outro. Se no seu relacionamento isso não funciona, no de outra pessoas sim… e MUITO bem. O fator importante é: Nada se generaliza.
    Individualidade não se limita apenas a um perfil com uma foto sua no orkut, isso vai muito além do que uma rede de comunicações que muitas vezes não afeta a vida de ninguém. É apenas uma diversão, galera, não vamos fazer tempestades em um copo d’água.

    Mas, de fato, adorei a matéria e parabéns pelo blog, não conhecia mas agora virei aqui sempre! :) Bjo.

  • Silmar disse:

    Eu até tava gostando do post, apoiando e tudo mais, até ia repassar para outras pessoas.

    O que matou foi o “Ah, a propósito: No MSN ta liberado. :P” essa vai para as lições de como estragar um bom post.

  • John disse:

    Eu não aguento.

    João S2 julia
    Rebeca <3 Pedro

  • John disse:

    Ô Flávia! Se pronúncia com a boca e não com as mãos.

  • Allison disse:

    Na boa, se vc tá bonito na foto saiu bem e tals num tem pra q ficar com essa frescurinha de parecer desesperado ou algo do tipo, parece um bando de recalcado q num namoram e ficam ‘ aah q ridiculo isso’.

  • Rafael R (author) disse:

    Vamos entender a proposta do blog e desse post, gente? Ou no próximo post eu vou precisar DESENHAR tudo o que eu quero dizer? :P

  • Fabiana disse:

    Eu e meu ex tirávamos várias fotos juntos e em uma destas fotos eu achei que fiquei ótima para por como foto de perfil…
    Peguei a foto, cortei no Paint mesmo e coloquei. E não é que meu ex ficou PUTO por eu ter cortado? Ele disse que eu não gostava dele, por isso que cortou e bla bla bla. Uma briga BESTA.

    Fica a dica pra galera aí iahaiuhauiauihaui

  • Fabiana disse:

    Nossa… Mals ae pelos erros de portuga, é a pressa!
    xD

  • Ramó Alcântara disse:

    Ah, quer dizer que Orkut agora é sinônimo de individualidade?

    Colocar foto com a namorada é não preservar a individualidade?

    Agora existem “normas” que dizem como vc usa SEU perfil?

    No orkut “não pode” mas msn ta liberado? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Relaxa aí, rede social não é a VIDA DE VERDADE, vc põe o que quiser, e isso não influencia como você age. Influencia só como pessoas tapadas te veem.

    E deixem de Mimimi, solteiros recalcados! ¬¬”

  • Rafael R (author) disse:

    Ramó (???), qual exatamente foi o método que te levou a concluir que esse é um blog de ‘solteiros recalcados’? O nome Diário de Casal não lhe diz NADA mesmo? NADA? Sério?

  • Rafael R (author) disse:

    HAHAHAHAHA
    Fabiana, já pensou em CONVERSAR com seu ex antes de fazer alguma coisa? Vocês conversam?

  • Anna disse:

    Sempre tem um caso ou outro que não tem nada a ver com isso aí, mas eu concordo com praticamente tudo.
    Acho extremamente brega foto de casal em perfil de rede social.
    Pior, pra mim, é aquelas namoradas grudentas, com a SENHA do orkut do namorado e poe assim: “orkut atualizado pela namorada” ou algo do tipo.

    Ridículo. Sinto vergonha alheia.

  • Ramó Alcântara disse:

    e eu disse que era um Blog pra solteiros recalcados? O_O

    não mesmo!

    só qualifiquei assim os incomodados acima!

    afinal, por que uma foto incomoda tanto vocês? –‘

    Deixem esse povo ser feliz =P Uma foto não mata ninguém, e se atrapalha a vida deles, atrapalha a vida DEEELES!

  • Fabiana disse:

    Rafael, conversar era o que a gente mais fazia, mas pô… Tem que ser muito sem noção pra ficar putinho por causa disso! iauheiuaheuiahe
    Eu nem dei muita moral para essa discussão besta.

  • a.r.s. disse:

    Eu não sou contra fotos de casal, e sim, o parceiro bisbilhotar o perfil da parceira e transformar a vida dos amigos dela num inferno. Casais em que um não permite sequer que o outro mantenha sua vida individual e amizades nem deveriam ter perfil em site de relacionamento.

  • hellen disse:

    Acho que quem concorda com esse tipo de topico e o proprio autor(a) Ou sao solteiros,ou tem um pe atras na relacao…

  • Rafael R (author) disse:

    Hellen, da próxima vez entenda o CONTEXTO de um texto, não o título somente.
    Abs.

  • Thiago Capuano disse:

    É estranho, quando estamos se conversa, por mais que o nome seja identificação do sexo do usuário, sempre dá aquela má impressão de com quem está tratando, se o nome for meio unisex ai que dá um nó na cabeça e o risco de uma gafe de tratamento entre ele ou ela acontecer.

    Isso quando não nos permite tirar proveito e tratar ele como ela ou ela como ele hehehe.

    É um recurso aberto a piadas, coisa que eu mesmo já fiz várias vezes, tipo: “Para de escrever o que sua mulher tá mandando, seja homem e fale por si”.

    Eu acredito ser pura falta de auto afirmação e insegurança pessoal. São os tipos de pessoas que ao conversar no msn ou qualquer instant messenger você nunca saberá com quem está falando.

  • carlos disse:

    nao concordo, cada um faz o que quer da vida .

  • Rafael R (author) disse:

    Concordo, mas discordo.

  • Avatar PESSOAL | Mulher de Marte disse:

    […] um texto sobre uso de avatar no Diário de Casal e resolvi falar o que acho. Eu nunca gostei de fotos de casais em avatar de qualquer lugar. Mas […]

  • Ronaldo disse:

    Certa vez arrumei um problemão no Orkut. Anunciei numa comunidade, a que mais frequentava, que ia me ausentar de nossos papos diários porque casaria no final de semana. Um amigo perguntou se eu ia mudar meu perfil para o meu nome mais o dela e colocar uma foto do casal, eu inocentemente respondi que íamos casar, e não nos tornarmos siameses. Ah, pra que? Passei mais de uma semana sendo xingado por mulheres (curiosamente só mulheres) com perfis do tipo Fulaninha e Fulaninho.
    Nunca mais toco nesse assunto.

  • Nay disse:

    Ramó Alcântara postou o comentário mais sensato até agora.
    Concordo plenamente com ele.

    Foto de casal não pode. Mas todo mundo acha super normal adolescentes postarem fotos sensuais, digo, sexuais em seus perfis de redes sociais.
    As pessoas se incomodam com cada bobagem…

  • Anabella disse:

    Ramó disse tudo… Cada um faz do seu perfil o que bem quiser. Como a felicidade alheia pode incomodar as pessoas , não é mesmo. INDIVIDUALIDADE em rede social…hahahaha…NÃO EXISTE!!!

  • Rafael R (author) disse:

    Anabella, como você é MIMADA né! :)

  • Thaísa Santana disse:

    Concordo. =)

  • Silvia Zampar disse:

    Nossa, e agora isso virou "modinha".
    Pra mim o recado que passa é que a pessoa não tem individualidade, tem medo de perder o parceiro se não for assim (sei um monte de gente que a mulher/marido fizeram excluir o perfil), enfim, não passa nenhuma mensagem positiva.

Participe! Deixe sua opinião.


Para sua foto aparecer nos comentários:

1. Crie uma conta no www.gravatar.com;
2. Escolha uma foto de sua preferência;
3. Certifique-se de preencher o campo 'email' com o mesmo email cadastrado lá;
4. Pronto! Sua foto irá aparecer em diversos blogs que utilizam o gravatar nos comentários!

Antes de comentar aqui, lembre-se:

* Você é inteiramente responsável por suas palavras, pense direito sobre o que vai escrever.
* Lembre-se que pessoas como você escrevem esse blog, respeito é sempre bom.
* Os comentários dependem da aprovação dos administradores desse blog, isso pode levar algum tempo.
* Nossa intenção é interação com os leitores, suas palavras aqui não serão em vão.

Assim que terminar de escrever o comentário, de um sorriso e clique em "Comentar logo". :P

Adicione seu comentário abaixo, ou retorne para os posts. Você pode comentar subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático. Mantenha-se limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Vocêpode usar as tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>